domingo, 22 de julho de 2018

{✿} Amnesia: Memories - Diamond World

[ESTA RESENHA CONTÉM SPOILERS SOBRE A ROTA]

Ya-hello! Hoje eu vim falar da rota que eu desprezo, odeio, tenho nojo em Amnesia: Memories - a do Toma.

Toma, o câncer de Amnesia: Memories

Quem me tem na steam sabe que recentemente eu vinha tentando pegar todos os achievements de Amnesia: Memories. Para isso, entretanto, eu tinha que passar pela detestável rota do Toma. Só aí eu poderia desbloquear o Joker World e finalmente terminar o jogo. E, nossa, que sacrifício. Foi ainda pior do que eu imaginava.

Para quem não sabe, Amnesia: Memories é uma visual novel em que a protagonista perdeu as memórias por conta de um espírito que se chocou com ela. O objetivo do jogo é descobrir à qual dos mundos você realmente pertence e, em cada um deles, você tem a oportunidade de namorar um garoto. No Diamond World, a sua opção é a pior de todas: O Toma



Seria tudo bem se a rota do Toma fosse ruim por ele ser chato/desinteressante, mas não é o caso. O caso é que a rota dele mais parece uma de terror. Ele é assustador e abusivo. Na rota dele, você está sendo assediada, mais uma vez, pelas garotas do fã clube do Ikki, que acham que você está dando em cima dele. Toma resolve que vai te defender... Da pior maneira possível: Te trancando no quarto dele e proibindo qualquer contato seu com o mundo exterior. Tudo isso com a desculpa de que ele está te "protegendo".



"Não pode ser tão ruim assim", você pode pensar. Mas sim, é ruim. Desde o começo da rota você percebe coisas esquisitas acontecendo ao seu redor: A bateria e cabo do seu notebook, por exemplo, não estão em lugar nenhum. É a partir daí que você vai percebendo, aos poucos, que os perigos não são  as meninas que te assediam, mas também o garoto ao seu lado, que quer te proteger delas. 



Depois de você sair na rua sem a autorização dele - ele está te mantendo na casa dele "pra te proteger", Toma começa a te drogar. Quando você finalmente percebe, é tarde demais. A próxima vez que você acorda, você está presa dentro de uma jaula. Sim, uma jaula. Ele a coloca dentro dela, mais uma vez, com a desculpa de que quer "te proteger". O pior é que os escritores parecem claramente colocar isso como sendo um fetiche, algo bonitinho. Ele querer te afastar de tudo e de todos seria "o jeito dele te amar". Ainda que ele saiba que o que está fazendo é errado, ele não para, ou se controla. Ele é completamente insano.


Toma parece muito mais um antagonista do que um par romântico. A rota dele é um completo inferno. No good ending você é obrigada a ouvir a protagonista dizer que "está tudo bem" e que ele "não fez nada demais" sendo que ele TE DROGOU E TE TRANCOU NUMA PORRA DE UMA JAULA! E eles ainda ficam com um papinho de ficar junto pra sempre e ele fica dizendo que nunca vai sair de perto dela e mais um monte de merda. Tudo que eu consegui pensar foi "meu deus, ela vai ter que viver nesse relacionamento abusivo até a morte".



Acho que vale a pena dizer, ainda, que você só consegue chegar ao good ending com o Toma se ele descobrir que você ama ele. Isso mesmo. Se a protagonista amasse outra pessoa ou só não o amasse, enfim, ela estaria destinada a sofrer nas mãos desse psicopata filha da puta pro resto de seus dias. O que é o que acontece no bad ending da rota dele, por sinal:



O normal ending é o melhor de todos porque você consegue escapar do filho da puta e ele se muda para longe. Mas ao invés de ficar feliz, a protagonista fica triste pra caramba. Sério, vai se foder. Isso não é legal, escritores! Isso não é um fetiche saudável! Porra! É abusivo pra cacete, acordem!

Se não bastasse, a desgraça do Toma ainda se mete em algumas outras rotas pra infernizar sua vida. Há dois bad endings em rotas diferentes em que ele aparece pra te matar/te trancar no quarto dele pra sempre. Sério, que desgraçado filho da puta. Eu odeio esse cara.



Enfim, meu conselho para os interessados a jogarem esse jogo é: Evitem a rota desse merda (ou desbloqueiem o Joker World pulando tudo dela). Ela é zero engraçada ou divertida: é simplesmente o retrato de um relacionamento abusivo fetichizado. Toma completamente Amnesia: Memories. A VN tem uma história boa e personagens ótimos, e ele é, literalmente, a parte podre dela.

2 comentários:

  1. Fala sobre a rota do ukyo e kent :v

    ResponderExcluir
  2. Faz muito tempo que joguei a rota do Kent, não lembro dela direito ;; Foi minha primeira porque ele é um dos personagens que mais gosto. Acho que vai ficar difícil de fazer um post porque não lembro direito.
    Mas do Ukyo eu pensei em fazer sim! ♥

    ResponderExcluir