quinta-feira, 17 de julho de 2014

{Movie time!} Fucking Åmål

Ya-hello, guys! Acabei de assistir Fucking Åmål ("Amigas de colégio" no Brasil) e senti vontade de falar um pouco sobre ele com o mundo. O filme é meio antigo - 1988 - e geralmente não é algo que eu assista (não sou muito chegada em filmes antigos), mas lesbians ♥. 

Enfim. Fucking Åmål é sobre duas meninas, Agnes e Elin. Agnes tem uma paixão platônica por Elin e não tem amigos - exceto por uma cadeirante que ela nem gosta. Já Elin é rodeada de pessoas: Ela está sempre com sua irmã mais velha e com várias amigas indo à festas, beijando garotos e bebendo. 

Na noite do aniversário de Agnes, Elin faz uma aposta com sua irmã: Beijar Agnes. A brincadeira de mau gosto, porém, faz despertar nas duas um sentimento mais intenso, e daí pra frente as duas tem que lidar com o que sentem do jeito que puderem.


Primeiramente, gostaria de comentar que eu odiei muito a Elin no começo do filme. Ela é o tipo de menina que eu odeio do fundo do coração, sempre preocupada com moda, reclamando da vida e dando ataques histéricos sem motivo. Agnes não. Imediatamente eu a amei - e isso seguiu até o final do filme. Ela não consegue se encaixar entre as pessoas, apesar de ser inteligente e ter um gosto musical bom pra cacete. Ela não se acha boa o suficiente para o mundo, mas na verdade é o mundo que não é bom o bastante para ela. Eu a achei boa demais para Elin.

Mas Elin muda. Ela cresce muito com o passar do tempo. Eu achei que ela fosse uma garota vazia, mas não é nada disso. Ela é incrível, e "também tem vontade de ser estranha", como ela mesma diz. Ela tem sonhos além do que as outras pessoas pensam que ela tem, e não quer viver a vida que todos por ali querem viver - chata e previsível, na visão dela. 


É possível ver como ela é diferente dos outros através de sua irmã, Jessica, que está com o mesmo garoto há muito tempo e nem sabe o por quê, já que ele é machista, briguento e ruim de cama. Elin inicialmente não tem coragem de ser quem é ela é de verdade, mas ela acaba conseguindo depois de apaixonar por Agnes.

As duas demoram o filme inteiro para se entenderem de verdade, mas acabam cedendo àquilo que querem e que são de verdade no final. O filme passa uma puta lição foda, que eu amei demais. É como uma frase que eu escrevi nas notas do celular para sempre lembrar: Você não tem que ser o que eles querem que você seja.


Talvez seja algo bobo, até óbvio, mas muitas vezes se demora para perceber isso - eu demorei, e Elin também. O filme mostra que você não precisa de aprovação de ninguém, e mostra como é confuso e doloroso (mas extremamente excitante e incrível) se apaixonar. 

Acho que é desnecessário dizer que eu o recomendo com todas as minhas forças, mas, hey, eu o recomendo com todas as minhas forças! 

2 comentários:

  1. Wow, você considera filmes de 1988 como antigos... Depois não sabe por que te considero uma bebê ainda, Maah :P. Mas parece interessante, e é bem incomum encontrar filmes desta época sobre esse assunto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Shut up, Can! E é porque eu geralmente não assisto nenhum filme 2005-. lol (sério) E pela pesquisa que eu fiz, até que tem bastante filme sobre lesbians nos anos 90.

      Excluir