domingo, 25 de junho de 2023

{★} Skip to Loafer

Boa madrugada! Faz tempo que não escrevo sobre coisas aqui. Faz tempo que não escrevo aqui, ponto. A vida adulta bate na porta e as coisas se tornam mais difíceis. Mas sempre fico feliz ao pensar que esse blog existe, e que, quando preciso de um refúgio, ele está aqui.

Hoje quero falar de uma obra que o anime finalizou por esses dias, que gostei tanto que corri pro mangá: Skip to Loafer. Faz tempo que não escrevo sobre coisas, mas fiquem comigo, se estiverem aí. 

Skip to Loafer é um mangá sobre Iwakura Mitsumi, uma jovem que, com o propósito de cursar o ensino médio em uma escola de prestígio e seguir seus sonhos, se muda de sua cidade no interior do Japão para Tóquio. A obra é sobre sua adaptação à essa nova realidade que a cidade grande traz, suas novas amizades e os novos sentimentos que ela experiencia. Ou seja: Nosso clássico slice of life & coming of age (histórias que focam no dia a dia de um jovem em formação). 

O que parece ser o enredo mais genérico do universo chega apresentando personagens interessantes, uma história realista que flui com naturalidade e problemas que nos geram empatia. É o famoso genérico bem feito. E, sinceramente, era tudo que eu precisava. 

A primeira pessoa que Mitsumi conhece é Shima Sousuke, um garoto de sua turma que a ajuda a encontrar o caminho para a escola quando ela está perdida no metrô. Para Sousuke, Mitsumi é como uma brisa de ar fresco. Ela não age da maneira socialmente esperada, não o trata diferente dos outros e está muito feliz em ser sua amiga, apesar dos dois lidarem com responsabilidades de maneira diferentes.

Eles sendo fofos na abertura

Entretanto, nem tudo é fácil e feliz. Mitsumi enfrenta as diferenças que ser uma menina do interior trazem, seus desejos e expectativas para o futuro, a dificuldade de fazer amizades novas e problemas familiares, enquanto Shima têm traumas da infância que afetam o modo que ele se relaciona com os outros, afetando seus sentimentos, lhe gerando inseguranças e lhe impondo limitações. Os dois se apoiam nessa jornada de autoconhecimento, lidando com suas próprias vidas e suas diferenças um com o outro. 

"Isso não foi errado da sua parte?"

O anime não tem a tag de romance, e eu não vou contar pra vocês se algo romântico acontece ou não entre os dois, mas independente disso, a relação deles é definitivamente o ponto mais alto da obra. A naturalidade com que eles se relacionam, suas imperfeições, suas discussões: Tudo culmina em um relacionamento surpreendentemente natural. 


Skip to Loafer
 é exatamente o que ele tenta ser, sem mais nem menos. Mesmo quando você deseja um momento daqueles surpreendentes e de tirar o fôlego, a obra segue pelo caminho que seria mais natural. E você pode até pensar "Poxa, eu queria que isso tivesse acontecido", mas você sabe que, se estivesse na mesma situação, você também gostaria de fazer X e teria feito Y. Os personagens carregam os arrependimentos e desejos que nós também carregaríamos (MEU DEUS EU ESTAVA DIGITANDO ISSO E SAIU CAPÍTULO NOVO, SOCORRO, O DEUS DOS MANGÁS É REAL). Dizer isso não é dizer que o mangá não te surpreenda nunca, que seja monótono ou coisa assim. Ele vai te surpreender com acontecimentos, falas e... expressões. 

Falei muito da Mitsumi e do Shima por eles serem minha parte favorita de todo o mangá, mas temos um grupo vasto de personagens para gostar e acompanhar. O mangá não foca apenas nos dois protagonistas e, muitas vezes, tem capítulos inteiros focados em personagens secundários e suas dificuldades. Isso pode ser frustrante às vezes, mas te faz conhecer cada vez mais as personagens da obra e entender por que elas são como elas são. 

"Combina comigo?" "Sim! Você é adorável!"

Enfim, Skip to Loafer é uma obra que me surpreendeu positivamente e que eu recomendo para todos que procurem algo novo pra ler. E, para aqueles que não gostam muito de ler mangá, o anime terminou esse mês, então podem começar por lá se for o que preferirem. A adaptação ficou incrível e a produção está maravilhosa também. Ele adapta mais ou menos metade do mangá até o que foi lançado agora (o capítulo que acabou de ser lançado e que lerei imediatamente após clicar em publicar esse post é o 53) e é um ótimo ponto de partida. Só recomendo darem uma olhada nas partes adaptadas do mangá depois porque a arte é maravilhosa e as personagens falam muito com suas expressões. 


Espero que tenham gostado do post e que deem uma chance pra recomendação! Nos vemos na próxima~ ♥

Nenhum comentário:

Postar um comentário