segunda-feira, 22 de outubro de 2018

{♥} Hunter x Hunter (2011)

Era pra eu já ter decidido todos os animes da temporada que iria acompanhar e já ter terminado de escrever sobre eles, mas, como falei no último post, eu comecei Hunter x Hunter (2011), e isso fez as coisas desandarem. Eu tinha absolutamente zero planos de fazer um post falando sobre o anime, mas depois de terminá-lo ontem e me ver afogada em depressão pós-anime - só digitar isso fez meus olhos ficarem cheios d'água -, resolvi que se fazia necessário falar um pouco da jornada de 148 episódios que acompanhei (Agora eu tô chorando de vez).

Hunter x Hunter conta a história de Gon Freecs, um garoto de doze anos que planeja seguir os passos de seu pai, que o abandonou quando ele ainda era bebê. Para que ele possa fazê-lo, ele precisa se tornar um hunter - um tipo de "membro elite da humanidade" - através de um exame anual extremamente difícil em que é preciso, muitas vezes, apostar a própria vida. 

Durante sua jornada para o exame Hunter, Gon conhece Leorio, um aspirante à médico que quer se tornar um hunter para conseguir dinheiro que financie seus estudos, e Kurapika, um garoto com um passado sombrio que planeja ser um hunter para conseguir se vingar e recuperar o que foi tirado de seu clã. Os três seguem para o exame juntos, onde, na primeira fase, acabam conhecendo Killua, um garoto da idade de Gon que é membro de uma famosa família de assassinos e que está tentando se distanciar dela. Os quatro acabam criando um forte laço de amizade ao enfrentarem as difíceis fases do exame, e acabam por se tornar os protagonistas dessa jornada que é Hunter x Hunter


Não é exagero dizer que eu nunca assisti algo como Hunter x Hunter. Todos os arcos do anime são completamente diferentes, fazendo parecer, muitas vezes, que estamos vendo outro anime, apenas com alguns recorrentes personagens. Lembro que a amiga que insistiu para que eu assistisse o anime comentou que "tinha um arco isekai que ela não gostava muito". Eu fiquei perdida. Como assim Isekai?


Eu não conseguia sequer pensar como os personagens iriam parar "em outro mundo". Mas HxH nos surpreende dessa maneira muitas vezes. Temos arcos relaxantes para subsequentemente assistirmos um banho de sangue, arcos de "lutinha" para que mais tarde sejamos surpreendidos com um arco político. A ideia que o anime dá é que o autor faz o que lhe dá vontade, apenas reaproveitando os incríveis personagens que ele já criou e os colocando em diversas, infinitas situações diferentes. Parece divertido para ele, e acaba sendo extremamente divertido para o espectador/leitor. 


A sensação que ficou quando acabei Hunter x Hunter foi que eu tinha terminado uma jornada. Uma das mais interessantes e divertidas que já tive o prazer de assistir. Também diferente dos animes aos quais estamos acostumados, apesar de termos quatro protagonistas em Hunter x Hunter, isso não quer dizer que eles apareçam o tempo todo. No arco mais longo do anime, de 61 episódios, ficamos sem ver Kurapika e Leorio e, pelas informações das amigas leitoras do mangá, atualmente temos um arco em que não vemos nenhum dos protagonistas a não ser Kurapika. Como eu disse, o autor parece fazer o que ele quer, do jeito que ele quer, quando ele quer.


Tudo isso é fatalmente maravilhoso. É realista. Fazemos amigos incríveis, para toda a vida, mas nem sempre eles participam de todos os "arcos" da nossa vida, e nem sempre eles nos acompanham em todas as nossas jornadas. Hunter x Hunter parece ter isso como lei. Você se sente um mero espectador de um mundo inteiro que, enquanto você assiste a vida de personagem X ou Y, continua a girar, fazendo personagens A e B evoluírem, viverem suas próprias aventuras, enfrentarem seus próprios problemas. É difícil de explicar, mas a sensação que fica é mágica. 


Diversos personagens que aparecem apenas nos primeiros episódios acabam por voltar a aparecer nos últimos, de maneira que você sente estar em um mundo em constante movimento, que você está assistindo algo real. É natural em animes que alguns personagens simplesmente desapareçam depois de o arco deles acaba. Mas não em Hunter x Hunter. Porque, apesar dos protagonistas serem importantes, todos são importantes. Você realmente sente que cada personagem é protagonista de sua própria vida. Ainda que você só acompanhe a jornada de alguns, todos ali estão vivendo sua história. É algo absolutamente lindo de se ver. 


Algo que eu também acho muito interessante mencionar é que, em HxH, é muito fácil de amar personagens que algum dos protagonistas odeia. É fácil porque nós conhecemos esses personagens também. O que os move, as pessoas que eles gostam, tudo. É difícil encontrar alguém que seja mal por puramente ser "mal" em Hunter x Hunter. Cada personagem tem as coisas em que acredita, seus objetivos, etc. E o autor faz questão de fazer cada um com uma personalidade única, com interações divertidas e infinitas coisas que te fazem simpatizar com "vilões". 


Eu demorei um pouco para dar minha nota final para Hunter x Hunter no MyAnimeList. O fato do anime ser incompleto (visto que o mangá ainda está incompleto) foi um dos grandes culpados disso. Porque você não vê o final da história. Das histórias. A sensação de quero mais é avassaladora ao ponto de fazer você querer chorar (E eu chorei, como chorei). Eu tive muitas frustrações, diversas coisas que não gostei ao longo do anime, e ainda assim, ainda assim, tudo que eu consigo pensar é que eu assisti à uma obra de arte. Talvez vocês me chamem de emocionada, mas foda-se, é simplesmente como eu me sinto. Parece que Hunter x Hunter vale a pena, que é mais do que os "erros", do que as coisas que eu desgostei. A jornada vale. Tudo vale. 

"Aproveite ao máximo os pequenos desvios na sua jornada."
Acho que é isso, gente. Sinto que não consegui falar nem 1/36 do que eu queria, mas se precisar eu faço outro post pra falar mais. Não faço ideia de quando a depressão pós-Hunter x Hunter vai passar, mas estamos aí. Ainda estou pensando se parto para o mangá e sofro com o hiatus ou se fico na minha. Mas se eu continuar me doendo toda com saudades, vou acabar tendo que ler (Pelo menos fazendo isso eu vou saber que estou em dia com tudo que podia querer estar com a história). Quando eu conseguir assistir alguma coisa que não seja AMVs de Hunter x Hunter o post dos animes de outubro vai sair. Beijo procês. ♥

Nenhum comentário:

Postar um comentário