sábado, 6 de outubro de 2018

A maior falha de Nanatsu no Taizai?!

Ya-hello, queridos leitores! ðŸ’• Esses últimos dias estou assistindo ao maravilhoso Hunter x Hunter (2011) pela primeira vez. Tem sido uma experiência ótima, além de uma boa distração nessa época tão tenebrosa de eleições (Por sinal, se seu voto vai para o inominável #EleNão, eu convido-lhe a se retirar e não voltar mais para o meu blog). E foi no meio do arco Greed Island que eu lembrei de algo que tinha me irritado muito na última temporada de Nanatsu, e que, para mim, é uma falha enorme na obra shounen:

Por que um shounen precisa de um medidor de power level?!

Tendo assistido à todas as temporadas lançadas e lido o começo do mangá, cheguei a conclusão de que Nanatsu não é um shounen particularmente bom. Ou melhor, não é um shounen inovador. Ele possui diversas fórmulas para funcionar, depende muito de clichês e por muitas vezes aparece com plot twists tão surreais que você não consegue levar a sério (O que diabos foi aquilo de a Merlin ser filha de um demônio?). 

Eu consigo aceitar tudo isso. Oras, eu aceitei até o ecchi completamente desnecessário (Que depois é "justificado" pela Elizabeth ser a reencarnação da Liz?!) da primeira temporada. Mas algo que eu simplesmente não consigo processar é a necessidade do autor de fazer as batalhas serem chatas. 

Obras publicadas em revistas shounen que possuem gêneros como aventura, fantasia, magia, etc, são conhecidas por suas lutas. Um plot legal também é importante, lógico, mas a gente está sempre esperando pela lutinha. Seja se você vai dilacerar titãs, impedir um genjutsu ou salvar uma amiga da execução, estamos sempre esperando pelas lutas. Como o protagonista vai lutar? E seus amigos? O quanto eles cresceram desde a última vez que os vimos lutar? Os treinos e gradual crescimento do Gon e do Killua em Hunter x Hunter me fez pensar muito nisso. 


Em Nanatsu, nunca, ou raramente, temos treinos. Na última temporada, Imashime no Fukkatsu, os heróis tiveram que treinar para que pudessem derrotar um grande mal. Meliodas recuperou seu poder perdido e até o Hawk conseguiu algo para que pudesse ser útil de alguma maneira nas batalhas. Isso poderia ter sido legal se eles não tivessem introduzido o pior item, a pior coisa possível, a habilidade mais desnecessária do universo, na terceira temporada do anime: O olho mágico de Balor (Balor's Magical Eye).


Esta merdinha aqui

Por que apresentar um item que destrói toda a imprevisibilidade de uma batalha? Por quê? Claro, vocês podem dizer que funciona em Nanatsu. "Porque eles criam a tensão em cima dos poderes crescendo, porque todo mundo é overpowered" sei lá. Mas eu vou discordar com todas as minhas forças. Eu não vejo graça em assistir uma batalha em que eu sei quem vai ganhar. E eu sei porque todas as pessoas tem NÚMEROS de força, magia e espírito que determinam seu poder total. 

Não existia isso em Bleach. Ou em Naruto. Ou em Hunter x Hunter. Tudo bem, em Bleach nós tínhamos uma ideia geral de quem era mais forte que quem dependendo da posição em que estava ou do número que tinha em alguma parte do corpo. Mas a gente não fazia ideia se o Ichigo ia ser mais forte. Se ele ia conseguir ganhar. Se um dos arrancars era mais forte ou não que o Byakuya. A gente tinha que assistir à luta e torcer pelo nosso favorito. 



Nada disso existe em Nanatsu. Não depois do maldito olho mágico. Basta um olhar e um grito de "O poder dele é de 60,000!" para sabermos quem vai ganhar uma batalha. Com toda a honestidade, acho que foi isso (E a morte/ressurreição de Crist- Digo, do Meliodas) que fez com que a temporada mais recente fosse tão inferior à primeira. Lógico, existem várias falhas mais (Eu gosto de Nanatsu, ok? Pode não parecer, mas gosto), mas, para mim, definitivamente, essa maldita ideia de power level é a pior de todas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário