quarta-feira, 19 de setembro de 2018

Hanebado!: Pior anime da temporada?

Todos sabemos que existem animes ruins. Péssimos. Mas, pelo menos para mim, nada é pior do que um anime que aparenta ser bom e termina sendo uma desgraça. Um desses casos é, sem dúvida, Hanebado!

Primeiramente, eu gostaria de pedir desculpas por ter achado que esse anime tinha o potencial de ser uma das gemas da temporada do Verão 2018. Engano meu. Ledo engano. E, acreditem, por causa da minha política de no-drop, eu estou pagando o preço por esse erro. 

O que aconteceu com o rosto dessa menina, meu deus?

Mas o que é tão ruim em Hanebado!? É fácil falar "tudo", mas não é bem assim que as coisas são. O anime começa interessante: Temos um clube de badminton, com a maioria dos membros sendo garotas, e todas elas jogam pra valer. Não vou me prolongar muito nisso, mas vocês podem ler minhas primeiras impressões se quiserem. Enfim.

Levando minhas primeiras impressões em conta, eu, surpreendentemente, já tinha uma ideia do que estava por vir: O drama. O. Maldito. Drama. Sério, eu gosto de drama. Amo, na verdade. É um dos meus gêneros favoritos, quando bem feito. Não é o caso em Hanebado!

"Ei. deixe-me ser sua mãe, tudo bem?"

O drama inicial do anime, que eu já tinha achado chato, definitivamente não se compara com a infelicidade que é o outro drama, que é, para a tristeza de todos nós, o pilar principal da história. A mãe da protagonista a abandonou quando ela era mais nova. O motivo? Ela ter ficado febril e ter perdido uma competição de badminton. Soem os tambores, temos mais uma concorrente à pior mãe do ano! 

Como se não bastasse abandonar a própria filha, a mulher ainda por cima resolve arranjar uma outra filha. Ela basicamente vê uma garota que joga bem badminton, chega pra ela e diz "E aí, quer ser minha filha?" (Eu não estou mentindo. Vocês podem ver na imagem). E, lógico, a protagonista, quando descobre isso, fica putassa. E triste. E se sentindo trocada. 


E aí ela meio que se torna um ser sem emoções? Uma protagonista chata do caralho? Com nada a adicionar pra nada? Supostamente uma deusa do badminton, mas que é só ficar mal com qualquer coisa que é completamente destruída? Tudo bem, o emocional dela está uma desgraça, mas... Vamos resolver seu emocional primeiro, então? Lidar com isso de alguma maneira. Será que eu posso ter a porra do meu anime de esporte ou é pra eu continuar assistindo essa novela mexicana do cacete?!

A resposta do anime é curta e clara: Não. Você vai ter que lidar com isso. Aí você soma com todas as outras personagens que, apesar de inicialmente parecerem ter uma vibe legal, uma amizade se formando, subitamente viram nada. Quando a protagonista começa a tratar todo mundo mal e ser escrota (DO NADA, por sinal), ninguém se mete - exceto pela Elena, algumas raras vezes (que não ajudam de nada). 

"Ela disse que ela me abandonou pra eu melhorar (em badminton)!"

O esporte começa a ficar sem graça quando nós não conseguimos nos apegar a ninguém (A Elena, única personagem minimamente legal, é apenas a manager do time, então não joga) e ele fica mais chato ainda quando as partidas duram menos de cinco minutos por episódio e são sempre, sem exceção, rodeadas por drama. É sério.

Ah, a menina de óculos vai jogar? Vai jogar contra a amiga de infância dela então! E se sentindo inferior! Ah, mas a amiga de infância tem um técnico estranho e abusivo! Espera... O outro garoto vai jogar?! Coitado, o amigo dele superou ele! Agora ele é triste jogando! Mas parece que tem uma menina que gosta dele, que bonitinho. Ah, não, espera, ela só confundiu os sentimentos, na verdade ela gosta é de badminton. 

"Hm, é difícil de explicar"

Em suma, Hanebado! é patético. O drama é simplesmente insuportável, os personagens não tem personalidade nenhuma (eu sequer lembro do nome deles), não se tenta resolver problemas que aparecem (Tem a porra de uma menina humilhando os outros membros do clube e todo mundo age como se fosse algo ok) e existem alguns momentos simplesmente que porra é essa - O que foi aquela saída da protagonista com a "irmã" dela? Até agora eu não entendi. Que cacete é a mãe da protagonista voltando pra casa depois de milênios totalmente "Olá! Voltei" como se não fosse nada demais? 

Enfim, é isso, crianças. Os episódios 12/13 ainda estão para ser lançados, mas literalmente nada, nada pode melhorar esse troço. Parece que Hanebado! não é o anime de garotas praticando esportes que sonhamos. Se tiverem que escolher entre ele e Happy Sugar Life, escolham Happy Sugar Life. Pelo menos ele é um anime ruim que sabe que é ruim.

4 comentários:

  1. Finalmente alguém para externalizar a minha angústia!
    Recém terminei o anime e, ao que parece, poucas pessoas notaram - ou se importaram - com alguns erros de enredo apavorantes de Hanebado. A obra tem pontos positivos, lógico - a proposta inicial era ótima e muitas das cenas dos jogos são bonitas - mas o anime prometeu muito mais do que entregou. A relação mãe-filha tóxica, as mudanças de motivação radicais - Ayano começa acreditando na importância do time e termina tratando os companheiros como merda, com todos achando isso perfeitamente normal -, a "perda de habilidade" repentina da Connie e da Kaoruko e demais problemas ficaram totalmente esquecidos no meio de falas como "melhor anime da esportes" e "aguardando segunda temporada".
    Obrigada pela sua resenha!
    Foi uma das poucas que apontou as falhas de desenvolvimento da obra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Fico feliz que tenha gostado da resenha. Eu me senti completamente enganada por Hanebado, ele parecia ter muito potencial, mas morreu na praia. Tinha ficado extremamente feliz de ver um anime de esportes sério com garotas como protagonistas... Mas terminou sendo essa desgraça.

      Excluir
  2. Concordo começou bem mas depois desandou que deu até desgosto, rusharam o mangá e colocaram drama exescivo e chato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tive contato com o mangá, mas bem triste terem feito isso com ele. Tem algumas adaptações que são feitas pra chamar atenção pro mangá que terminam sendo tão terríveis que você fica meio "Você tava tentando promover ou desencorajar as pessoas a lerem?!"

      Excluir