terça-feira, 24 de março de 2020

Chihayafuru 3 - Episódio 24 (FINAL)

Ya-hello! É estranho pensar que essa jornada com Chihayafuru 3 chegou ao fim. Foram tantos anos esperando, e agora provavelmente teremos que esperar mais alguns... Eu nem sei como eu vou digerir o final do mangá quando ele inevitavelmente acabar hahaha... Mas não vamos falar de outras dores. Esse episódio já teve o suficiente... Por muitos motivos.


É preciso começar dizendo que eu não gostei desse episódio de Chihayafuru 3. Algumas coisas foram perfeitas, como o nome do episódio, que é parte do poema Kaze wo itami. Dentre os muitos poemas tristes da antologia, ele é realmente intenso na dor que carrega: "Açoitadas pelo vento / As ondas se lançam às rochas / E se desfazem como / Eu apenas eu / Sofro com este amor". Isso lembra a gente de quem mesmo?



Pois é. Chihaya também pensa em Taichi com Kaze wo itami, e ela se sente a rocha. Uma pedra na vida dele, durante esse tempo todo, fazendo-o sofrer. Percebam: É somente agora, três temporadas depois, que Chihaya finalmente se toca de que esse tempo todo o motivo de Taichi estar sofrendo era ela. E ela não consegue se perdoar por isso. Ou focar. Quando ela tenta jogar e olha para a própria mão, ela lembra de Taichi dizendo que ama as unhas curtas dela. 


Então, assim que lembra da confissão, vem todo o resto: Taichi saindo do clube, Taichi perguntando se ela acha que ele é feito de pedra, Taichi dizendo que não é mais capaz de jogar karuta porque todas as cartas estão pretas para ele. E assim que Chihaya olha para elas, durante a sua própria partida...:


Elas estão pretas para ela também. Saindo da sala do clube para chorar, ela pensa no poema Kaze wo itami, e logo seu professor de literatura acaba por encontrá-la. Ele diz que provavelmente o que a manteve forte esse tempo todo foi o Hyakunin Isshu (a antologia de poemas que usamos para jogar karuta) e a capacidade dela de associar os poemas à sua vida (basicamente que karuta é o que a move, o que todos sabemos). Mas aí Chihaya diz que ela está com medo de jogar karuta


Com isso o professor diz que ela deve focar em estudar. Qualquer coisa. Só focar em estudar. E Chihaya obedece, se retirando do clube de karuta também. Mas isso é dito de imediato? Não. Vamos falar sobre o que eu não gostei nesse episódio. Ele cortou cenas. Muitas cenas. Foi uma necessidade de tempo, e é compreensível, não dá pra Madhouse fazer milagres... Mas MEU DEUS. A cena da Chihaya falando que quer sair do clube foi cortada (nós só ouvimos, mais tarde, que ela saiu do clube). E é uma puta duma cena


A escolha da produção do anime - errada, em minha humilde opinião - foi terminar a temporada de uma maneira esperançosa. Se eles tivessem seguido a fórmula de adaptar 2 capítulos por temporada (ou 2 capítulos e meio, o que eles fizeram em alguns episódios - o que eu já tinha achado rushado), eles terminariam no meio desse turbilhão de sofrimento, com Chihaya sofrendo e saindo do clube (que é a cena final do capítulo 140). Para que isso não acontecesse, eles cortaram um monte de coisas e foram até o final do capítulo 143, que é o capítulo que Arata já montou seu time e manda uma mensagem esperançosa para Taichi/Chihaya.


Depois de se esforçar e correr ao redor da escola procurando por novos membros, ele finalmente conseguiu montar o seu clube de karuta. Lindo. É nisso que o episódio acaba focando (Arata indo de sala em sala convocar os membros, membros realmente aparecendo e eles indo treinar com o Fujisaki - sinceramente pra quê essa última parte? Grito. Eles podiam ter incluído mais coisa da Chihaya e A ÚNICA CENA DO TAICHI QUE IA LEVAR TIPO 1 MINUTO se tivessem só colocado essa foto sendo enviada.


Na verdade, acho que teria sido mais emocionante se eles tivessem colocado a Chihaya e o Taichi sofrendo o tempo todo e aí, do nada, a chegada da mensagem do Arata, lhes dando alegria. Porque é importante a construção do time de karuta do Arata, mas mais importante do que a Chihaya deixando o clube/os sentimentos dos outros personagens do Mizusawa com a saída dela e do Taichi/como o Taichi está depois de sair do clube? NÃO, NÃO É. MEU DEUS, QUE DECISÃO ESCROTA. JURO. 


Eu tô tão desapontada e triste. Vai ser muito difícil voltar pra mostrar a cena da Chihaya saindo do clube. Só se for por flashback. Se é que eles vão fazer isso. Sério, era tão mais importante. CARALHO, POR ISSO QUE EU ODEIO FÃ DE ARATA. PRIORIDADES. MIZUSAWA É A PRIORIDADE, PELO AMOR DE DEUS. COMO PODE. Sei lá, tinham jeitos e jeitos e pra mim escolheram o pior. Tudo bem que eu sou Taichi fã doente, mas meu deus, a prioridade não é do TIME QUE A GENTE ACOMPANHA HÁ TRÊS TEMPORADAS?


Enfim, o que ficamos com esse final de temporada: Arata e Chihaya estão esperando o retorno de Taichi (paralelo com a frase Taichi na S1, em que ele diz que e Chihaya esperarão o retorno do Arata), Taichi talvez esteja jogando karuta - ele está andando sob tatames com Suo, depois que eles acabaram se encontrando quando Taichi foi fazer exame de entrada na universidade de Tokyo e Chihaya está estudando igual a uma condenada para afastar os sentimentos difíceis (mas a mensagem de Arata melhorou um pouco seu humor, e há um mundo de possibilidades à sua frente). 


Bem bagunçado, mas com uma mensagem feliz para quem só vê o anime. Uma decepção para os leitores de mangá, visto que a Madhouse sempre foi o mais fiel possível em suas adaptações - e tentou manter um pacing bom, mesmo com a falta de tempo (eles adaptaram 2 capítulos e meio, como falei, mas no fim achei que essa foi uma decisão positiva, ainda que tiveram que cortar alguns pensamentos e coisas do tipo). Mas foi o fim. Eu estou muito butthurt com esse final, ainda que não tenha outra nota senão 10/10 pra mim. 


Agora é esperar por uma quarta temporada! Que ela venha, e que por favor venha rápido, se possível. Mas que só venha, mesmo que eu tenha que esperar muito! Enquanto isso, por que vocês não pegam o mangá pra ler? Tudo traduzido com muito amor e carinho pelo time que minha senpai do karuta faz parte (garanto pra vocês que o fato de ter gente que joga karuta na tradução muda bastante as coisas. Pra melhor, claro). Se quiserem ler tudo, melhor, mas se não quiserem, comecem a partir do 139! ♥


Foi ótimo (ainda que meio cansativo às vezes, haha) falar sobre esse anime que amo tanto toda semana! Espero que vocês tenham gostado dos posts, ainda que tenha sido muito resumo e fangirling ao invés de insights de fato. Provavelmente comentarei mais Chihayafuru por aqui. Quem sabe não sobre o mangá... Mas isso é assunto pra outra hora também! Espero que tenham gostado dessa temporada tanto quanto eu! E se você esbarrou com esse post por acaso, nunca é tarde pra começar a ver esse anime incrível! Só vai!~~ Aos meus leitores: Beijos e até a próxima! ♥♥♥

6 comentários:

  1. Eu sou fã do Taishi Tb. Sinceramente esse episódio. Dói demais, e oos que li no manga me irritaram Tb. O Taishi é tão maravilhoso e só fica com as dores... Tudo bem.

    ResponderExcluir
  2. Maah, descobri o seu blog pesquisando por "carta morta" pra entender um pouco mais das regras de karuta enquanto assistia o anime (eu queria saber se as cartas mortas são as mesmas para todos os competidores da sala), e simplesmente adorei todas as suas resenhas de episódios e ainda os post sobre karuta!
    Assistindo o anime, fiquei mexidíssima e envolvidíssima com o jogo e com os personagens. Fiquei com muita, muita vontade de jogar karuta! Não me espanta que você seja apaixonada assim. Infelizmente pra mim, acho difícil conseguir aprender algum dia, pois não sei japonês... mas que maravilha conhecer esse mundo do jogo, e tanta gente apaixonada. Eu sou nova nos animes de esporte (comecei a assistir na pandemia), mas percebi acho um gênero maravilhoso. E Chihayafuru capricha em tanta coisa! O detalhamento dos competidores, a parceria, as motivações, a força mental... Amei os elementos de shoujo também. Eu adoro um bom triângulo amoroso, e esse é um primor!!! Geralmente eu sou do time do esforçado (Taichi), mas devo confessar que aqui o Arata me ganhou. Mas sofro muito com Taichi porque adoro ele também! Que tristeza esses episódios finais, ele se afastando da Chihaya... pra se aproximar... e afastar. E olha, mesmo sem ter lido o mangá, estranhei MUITO o clima desse episódio final de temporada, mudou total o clima em relação ao que vinha vindo. Lendo seu post, faria muito mais sentido animar as cenas tristes (como assim até a Chihaya vai sair do clube, sabe?) e terminar só com o SMS do Arata. Pra mim seria a melhor solução também. Bom, agora tenho o mangá para ler! Que alegria que Chihayafuru ainda não acabou. hehehe <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Que incrível seu comentário! Muito obrigada por ler os posts, fico super feliz que tenha gostado. E desculpa a demora pra responder, não tenho mais postado no blog por falta de tempo, aí esqueço de checar.
      NÃO PRECISA SABER JAPONÊS PRA JOGAR!! Tem muita gente que chega sem saber absolutamente nada e ensinamos hiragana (a única coisa que precisa saber, que é um alfabeto de 46 caracteres). O karuta é, inclusive, um ótimo jeito de fixar melhor os hiragana na memória. Se você estiver por perto de mim ou de algum grupo que eu conheça, amaria te ensinar/te encaminhar para algum grupo ♥
      Chihayafuru me traz muitas emoções doidas também, fico feliz que você esteja entrando mais nesse mundo de anime de esportes! Pra ser sincera eu não sou tão fã assim também, mas Chihayafuru me pega de jeito.
      Espero que já tenha começado o mangá! Infelizmente ele irá terminar em breve T_T Rezar pelos nossos coraçõeszinhos destroçados.
      Mais uma vez muito obrigada por ler e tirar um tempinho pra comentar aqui, fiquei muito feliz!

      Excluir
  3. Moooooooooooooo, só espero que saia o Chihayafuru 4 :( adorei as dicas amiga otaku <3

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Eu sem querer procurei por notícia de chihaya furu e esbarrei no seu blog muito bom por sinal, eu acompanhei desde o lançamento,já estou louco pra saber o final são muitos anos, e confesso que nossa taichi segurou a barra NGM é de pedra. Até jó deixou isso escrito na bíblia. Espero que os poemas comecem a chegar até ela... Amo eles dois 😍

    ResponderExcluir