terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

{Movie Time!} La famille Bélier

Hey, guys. Estou sumida, eu sei. Fiquei com preguiça de fazer o post da temporada de Janeiro, só rushei Card Captor Sakura e Nisemonogatari (e não fiquei com vontade de falar sobre nenhum dos dois, apesar de ter gostado de ambos), não li livros, não assisti séries (Teve Scandal, mas eu não terminei nem a S1)... Enfim, não tinha sobre o que falar.

Mas eu assisti filmes. Vários. Todos muito bons: Relatos SalvajesWhiplash, Nightcrawler, The Theory of Everything, The Imitation Game e La famille Bélier, do qual falarei agora. 

La famille Bélier (No Brasil, "A família Bélier") nos apresenta os Bélier, uma família que vive numa pequena cidade da França vendendo queijo na feira e cuidando de sua fazenda. Nesta família, três dos membros são surdos. Quem faz a comunicação com os clientes é a filha mais velha, Paula, a única que não é deficiente auditiva dos quatro. 

Paula costuma escutar música com frequência, tanto por gostar quanto para evitar escutar a barulheira em casa (Por ter uma família surda, eles fazem barulho demais sem perceber - Transando, cozinhando, enfim). Na escola, ela fica afim de um garoto chamado Gabriel e, ao ter que escolher uma atividade extra-curricular para fazer, resolve entrar na que ele entra: O coral. 

Para sua surpresa, o professor gosta da voz de Paula, e ela é escolhida para fazer par com Gabriel em um evento no final do ano. Inicialmente ela aceita todas as propostas que o professor lhe faz para ficar perto de seu crush, mas logo Paula descobre que ama cantar, e passa a cogitar a possibilidade de se mudar para fazer o que gosta. O único problema é a sua família: Eles vão conseguir se virar sem que ela traduza para eles? E como eles entenderiam sua paixão pela música, se eles nem entendem o que é música, já que não podem ouvir? 

Os pais de Paula

O filme foi uma surpresa imensamente agradável pra mim. Ele me emocionou bastante, mas também foi muito divertido. Eu estava numa onda de "Ah, surdez <3" depois de ler Koe no Katachi, e acho que esse foi o meu maior incentivo para ir assistir o filme. Fico feliz por isso. Estaria perdendo um filme incrível *chora*. 

Mas, sério, não esperava que fosse tão bom. Quando li na sinopse que Paula queria cantar apesar de estar numa família de surdos, pensei "Bem, vai lá e cante", mas definitivamente não é tão simples assim. Ela que traduz tudo para eles e deles para o mundo, desde o trabalho na feira até as consultas médicas. 

A loja da família
O final, ah, o final. Não posso spoilar, eu sei, mas nossa, que coisa mais linda. Há uma parte no filme em que os pais de Paula a acompanham numa apresentação de música, e subitamente paramos de escutar. Os sons do filme são tirados, e aí percebemos como é para eles. Eles veem pessoas ao seu redor chorando com a música e trocam risinhos, sem entender por que eles estariam se emocionando. Ali você passa a entender o lado deles, como eles veem a música. 

Paula
Sério, esse filme foi uma experiência muito interessante, fascinante e marcante. E tão, tão, tão, tão, engraçado. Eu morria de rir com os pais e irmão de Paula, com a melhor amiga dela e até mesmo com o Gabriel

Definitivamente um filme muito bom, que eu preciso recomendar pra todos. Vale a pena conferir. 

4 comentários:

  1. Ai Mah, que bom que cê tá de volta, nem que seja só essa vez e depois mais meses sem nada, hsuhsushsu. Adoro as coisas que você indica, porque de outra maneira, eu provavelmente nem pensaria em dar bola para elas. E como não gosto muito de filmes estrangeiros também (leia-se "não americanos/ingleses")... Obrigada <3
    Beijos,

    http://lucyintheskywithbooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Awwwwwwwn, Renata <3333 AKSDAIFAJKDPOAS Sua fofa! Ai, eu acho tantos filmes "estrangeiros" incríveis. É fascinante demais o que dá pra achar por aí. Indústria de cinema pelo mundo é amor DEMAIS, DEMAIS, DEMAIS <3

      Beijão, Renatinhaaaaa <3

      Excluir
  2. Ai, esse filme <3
    Quando vi o trailler pensei: PRECISO assitir!
    E a cena que você citou, que eles tiram o som: que aflição! Só assim pra entendermos, né? /:
    Parabéns pelo post e pelo blog (:

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom demais, né? Fiquei completamente apaixonada por ele! ♥
      Sim, achei genial demais essa sacada do diretor. Primeiro você vê eles se cutucando e se perguntando "E esse povo chorando? O que isso quer dizer? Por que eles estão chorando?" e acaba achando graça da reação deles com a situação; aí o som vai embora e você sabe exatamente como eles se sentem. Lindo demais.
      Muito obrigada, fofa! <3 Obrigada por comentar.

      Beijão.

      Excluir