terça-feira, 3 de dezembro de 2019

Chihayafuru 3 - Episódio 9

Ya-hello! Aqui novamente pra falar do episódio da semana, mesmo que hoje não queira fazer nada além de respirar! Dedicada sim. É meu amor por Chihayafuru. E minha necessidade de organização maluca (deixar de postar no dia que o episódio é lançado parece um crime. Só se eu tiver viajando e sem net que isso terá de acontecer - o que provavelmente vai rolar nesse final de ano, mas enfim...). 


Mas vamos focar no episódio de hoje! Começamos vendo nossa menina Chihaya em sua viagem escolar. Depois de receber um esporro de sua amiga de infância - que planejou a viagem pensando em deixá-la divertida para Chihaya -, ela consegue finalmente esquecer de sua preocupação sobre as qualificatórias de Mestre. Temos uma ótima cena da Kana-chan explicando as competições de poema do período Heian - ela menciona a competição em que apareceram os poemas Koi e Shino, que fazem parte do Ogura Hyakunin Isshu (antologia usada no karuta) - que, entre muitas coisas, faz Chihaya pensar sobre os sentimentos de Taichi. 


Ela pensa que em nenhum momento ela percebeu que Taichi estava tentando se tornar Mestre, mesmo na partida entre os dois, em que ela sentiu que estava vendo todos os sentimentos dele (naquele momento, o único sentimento que ela conseguia perceber era o de "Eu quero vencer a Chihaya). Enquanto isso, nas qualificatórias de Mestre, Taichi joga contra Kosaku, um universitário que tem se destacado no mundo do karuta no último ano, e um forte oponente. 


Taichi está perdendo por nove cartas, mas o garoto com quem ele está contra acaba fazendo uma falta dupla, diminuindo a diferença entre os dois. Ao mesmo tempo, as palavras de Hanano no último episódio dão forças para Taichi, e inspirado, ele acaba pegando sete cartas de uma vez e diminuindo a diferença entre ele e seu oponente. 


Mas é então que algo bem triste acontece. Para começar a pegar cartas, Taichi desistiu de atacar e começou a focar na defesa. Isto era algo que ele não queria fazer por respeitar o jeito que Harada-sensei lhe ensinou karuta, mas que era necessário. Na partida contra Murao, no torneio Yoshino, ele havia demonstrado destreza ao proteger as cartas, e era isso que era necessário naquele momento. Só que é nessa hora, ao alcançar o seu oponente, que ele envia Chiha, a carta de Chihaya.


Por estar focado em seu campo, na defesa, ele demora demais a reagir indo até o campo do oponente... E perde Chiha. Quem joga karuta sabe que é frustrante perder uma de suas cartas favoritas. Você aprende a lidar com isso, é claro, mas não deixa de ser frustrante de qualquer maneira. Enquanto Hanano fica surpresa por Taichi ter perdido Chiha, nosso best boy se força a ficar calmo e continuar jogando como sempre... Mas isso demonstra o quanto perder a carta o afetou. Ele consegue se manter no jogo até a sorte de leitura, quando ele e o oponente ficam com apenas uma carta, mas a sorte dele é horrível, como sempre... E a carta do oponente, Me, é lida, marcando a derrota de Taichi. 


Frustrado, Taichi sai para caminhar. Ele tinha contado todas as cartas em jogo, uma por uma, e sabia que, naquela sorte de leitura, só haviam duas cartas possíveis de serem lidas - não haviam mais cartas mortas em jogo -, a dele e a do oponente... Mas a carta dele não foi lida. Ele pensa na Chiha que perdeu. Para ele, aquela era a única carta que ele não podia perder, que deveria pegar mesmo de olhos fechados, pois é a carta da Chihaya, da menina que ele ama. É muito triste. Eu ODEIO os takes de Chiha e Me dessa partida. Eles machucam demais. Principalmente o de Chiha. Meu deus. Taichi só sofre mesmo.


Mas Harada-sensei, também na competição, ganha de seu oponente e passa para as semi-finais. O oponente dele é Kosaku, para quem Taichi acabou de perder. Isso é muito importante e lindo, mas já falo disso. Primeiro é necessário mencionar QUE: Kitano-sensei, que conhece Harada-sensei desde a infância e não aparenta gostar dele está, surpreendentemente, na torcida por sua vitória. Todos os mais velhos, na verdade. É muito bom para eles saber que ser jovem não é tudo no karuta, que pessoas mais velhas também podem jogar e conquistar vitórias. Eu amo essa cena. Particularmente pelo Kitano-sensei, porque apesar de ele não gostar e ter essa rivalidade toda com o Harada-sensei, ele ainda o respeita e torce por ele nesses momentos. LÁGRIMAS NO MEU ROSTO. 


Hanano avisa Taichi que Harada-sensei está nas finais e ele volta para assistir a partida. Como os joelhos do Harada-sensei já estão nas últimas, suas alunas correm para buscar as cartas que ele varre para fora do campo para ele. Eu também amo esse momento. MEU DEUS, HARADA-SENSEI, EU TE AMO, JOGANDO KARUTA NA CASA DOS SESSENTA?! QUE HOMEM, QUE HOMEM, QUE HOMEM!


Durante a partida, temos um flashback de uma conversa entre o Harada-sensei e Taichi, em que Harada-sensei lhe diz que, quando você passa muito tempo praticando karuta, você meio que sabe quais cartas não vão ser lidas. Então, você envia as cartas que você sabe que não vão ser lidas para seu oponente, se preparando para a sorte de leitura. Taichi, que acabou de perder em uma sorte de leitura, pensa nessas palavras... E O JOGO DE HARADA-SENSEI *TAMBÉM* TERMINA EM UMA SORTE DE LEITURA! 


Esse momento, minha gente... Esse momento é muito especial. Primeiro de tudo: A carta que o Kosaku tem é Konu, que Harada-sensei enviou pra ele um tempo antes, enquanto víamos o flashback dele sobre enviar cartas que não vão ser lidas.E segundo: A carta que Harada-sensei tem é Tachi, a carta favorita de Taichi. Esse final de partida é, além de tudo, um ensinamento para Taichi. E, como devia ser, visto que Harada-sensei planejou tudo metodicamente, Tachi é lida, e ele ganha o jogo a pegando. 


Sério, puta merda. Dá pra entender por que a Chihaya queria casar com esse homão. Casa comigo, Harada-sensei! Enfim, lógico que o Taichi fica mega emocionado vendo os aprendizados que lhe foram ditos sendo utilizados bem na sua frente. Ele chora, e esse momento parece lhe dar forças. 


Com isso, Harada-sensei chega às finais das classificatórias para mestre. As finais do leste ficam sendo ele contra Sudou (meu deus, como eu amo essa parte-- mas sem spoilers!) e Yumin contra Inokuma. No Oeste, nos é contado apenas a final contra os homens: que será Murao x Arata. 


As finais das classificatórias estão chegando ao fim. Logo saberemos entre quem serão as partidas de Leste/Oeste para decidir quem vai enfrentar o Mestre e a Rainha! Ai, ai, tantos momentos maravilhosos por vir. Mas agora só semana que vem. Beijos!

2 comentários:

  1. Olá!! Eu amo o anime. Poderia me dizer onde posso assistir o epi 9? Pode até ser legenda em inglês ou espanhol - não estou conseguindo encontrar, então se puder me dizer, eu agradaço.

    Ah, adorei a forma como voce descreveu o epi- só me deixou com mais vontade ��

    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Nossa, desculpa a demora! Espero que você já tenha conseguido encontrar o episódio. De qualquer maneira, para os episódios futuros: Horriblesubs! Os episódios ficam disponíveis no horriblesubs.info todas as terças às 17:30, com legendas em inglês! Fico feliz que tenha gostado <3 Beijão e obrigada por comentar!

      Excluir