terça-feira, 21 de janeiro de 2020

Chihayafuru 3 - Episódio 15

Ya-hello de novo! E vamos de dor!


Chihayafuru
é um anime/mangá que constantemente machuca, mas esse episódio, em especial, quebra o seu coração... E hahaha, todos os que vem em diante também! Boa sorte para nós. Assistir as coisas já sabendo de tudo que vai rolar faz com que meu coração fique acelerado durante o episódio inteiro - pelas coisas que eu entendo, pelos paralelos que consigo fazer com o futuro do mangá... Eu quase choro o tempo inteiro. Ou choro de fato. Enfim. Ninguém disse que gostar do Taichi seria fácil, mas porra... 


O episódio começa com uma Chihaya deslumbrada. Arata se declarou para ela no final do último episódio, e desde então tudo que ela consegue fazer é encarar o nada e lembrar de suas palavras. É óbvio que ela está estranha, e tanto Kana-chan e Hanano - que sabem o que ocorreu - quando Taichi - que não estava lá no momento da declaração - a observam com cuidado. Depois de algum tempo, Taichi acaba perguntando por que ela está com essa expressão "assustada"/"surpresa" (eu acho interessante ele vê-la desse jeito, e não deslumbrada... quem está certo é ele ou o que nos é mostrado, afinal?) e Kana-chan abre a boca... Mas antes que ela consiga dizer algo, Hanano a arrasta para longe.


Ela briga com Kana-chan, perguntando o que ela ia dizer e lhe falando que ela não tem direito de fofocar para Taichi que Arata se declarou para Chihaya. Kana-chan, por outro lado, apesar de saber de tudo isso, quer dizer para Taichi sobre o acontecimento, esperando que ele tenha alguma chance de reverter a situação, de se declarar também, de trazer Chihaya "de volta". Ela é uma TaiChihaya shipper como nós. 


Mas Hanano volta a dizer que ela não tem esse direito, que Arata conseguiu fazer o que Taichi não pôde (se declarar) e, afinal, não é melhor que Chihaya e Arata fiquem juntos afinal?! Kana-chan, como eu, não acha. Ela acusa Hanano de estar pensando só em seu próprio bem, o que Hanano admite ser verdade... Mas ela também realmente acha que as duas tem que fazer o papel de observar a situação e só. O que elas não imaginam, é claro, é que Taichi é inteligente e astuto. Até demais para seu próprio bem, na minha opinião. 


Não demora muito para ele "jogar verde" e mencionar o nome de Arata, o que deixa Chihaya inquieta e ansiosa de imediato, e faz com que Taichi conclua que estava certo em achar que ela estava daquele jeito por algo relacionado ao outro garoto. O que se sucede é uma expressão de dor imediata no rosto dele, é claro. Então Chihaya diz que agora sabe que Arata tem a intenção de se mudar para Tokyo... 

 
E Taichi nos mostra essa expressão. Eu não sei se preciso falar muito. Ele consegue sentir. Eu consigo sentir. Você consegue sentir. A dor. Ela está daquele jeito por causa de Arata. Porque Arata está vindo. Porque é, aparentemente, com ele que ela quer estar. O momento doloroso é interrompido por Komano, que pede para Chihaya se retirar se ela não for estudar (eles estavam estudando todos juntos na sala do clube). 


Desde o começo do anime Komano deseja intensamente superar Taichi em notas, mas nunca consegue. Esse ano, ele resolve que, se conseguir, se declarará para Kana-chan... Ou será que ele deveria? Ou será que não? O menino não consegue decidir. Chihaya corre para fora da sala de aula, pedindo desculpas e dizendo que vai beber água. Então Kana-chan a encontra, encarando uma pomba branca - e ainda com sua expressão deslumbrada.


Vê-la daquele jeito lembra Kana-chan de palavras de sua mãe, da felicidade que ela sentiu quando descobriu que estava grávida dela. Kana-chan resigna à Hanano, então. Se Chihaya está tão feliz com a declaração, se ela está tendo todos esses sentimentos intensos e felizes por conta da declaração de Arata, então tudo que ela pode fazer é apoiar a sua amiga. Ela segura a mão dela... 


Até que Chihaya revela que o deslumbre dela era por causa da partida de Harada-sensei contra Arata. Kana-chan fica confusa (observem bem a expressão dela na imagem acima) e acha que a amiga está confundindo os sentimentos da declaração com os sentimentos que ela teve ao assistir à partida. E ficamos sem saber exatamente os sentimentos de Chihaya outra vez. Boa, Suetsugu. 


Mas tem algo que eu acho interessante, pensando agora. O que vemos é a expressão deslumbrada de Chihaya, e é revelado que ela está *aparentemente* deslumbrada com a partida que ela acabou de assistir. Aos olhos de Taichi, que está acostumado a vê-la ~deslumbrada com karuta~, ela está apenas surpresa. Surpresa com a confissão de Arata. Mas não com outros sentimentos com relação a isso. Será que ele está certo? A minha esperança é ele estar certo.


Na volta para casa, Hanano observa Taichi e Chihaya e pondera seus motivos. Ela admite para si mesma que espere que Arata e Chihaya fiquem juntos, pois isso deixaria seu caminho livre para Taichi. Mesmo ele já tendo lhe dito que ele "prefere escolher a mulher que ele irá se dedicar para", ela realmente acredita que conseguirá ficar com ele se ele e Chihaya não derem certo. Ela então se culpa, pois está torcendo para que Taichi se foda e tenha seu coração quebrado apenas para que ela se dê bem. 


Temos uma analogia incrível sobre ela estar pisando nas belas folhas de outono/estar pisando nos sentimentos de Taichi. Ela "não quer pisar porque elas são muito lindas", mas ela pisa de qualquer maneira. Vale dizer que o poema sempre associado com Taichi é Kaku, que associa o vermelho de uma flor com o vermelho de um intenso amor. É uma referência para isso também. 


É interessante como Kaku e Chiha falam sobre vermelhos intensos. Não que isso tenha qualquer relação com essa cena... Mas são poemas associados ao Taichi e à Chihaya, né. Enfim... Eu estou só dizendo. Interrompendo o momento introspectivo de Hanano, Chihaya atende o telefone. Na linha está ninguém menos que Sudo - ele diz que Suo faz parte do clube de karuta de sua faculdade, e que ele está lhe chamando para jogar com ele (respondendo ao pedido que ela fez no penúltimo episódio). Chihaya inspira, para responder que sim, é claro--


Mas Taichi se adianta e responde junto com ela, dizendo que ambos irão treinar. Hanano fica surpresa: Taichi não desistiu. Ele está vivo. O coração dele não está quebrado ainda. Tudo que podemos ver dela é uma expressão surpresa, e sem um pingo de ódio ou frustração. Também não vemos alívio, mas a imagem contrasta com sua expressão de dor antes. Ela não parece mais sofrer como antes.


A cena corta para o dia que Taichi e Chihaya vão para a Universidade de Tokyo treinar com Suo. Lá também estão Sudo e Koishikawa, o garoto que jogou contra Taichi (e ganhou dele na sorte de leitura, tirando dele a oportunidade de continuar nas classificatórias). Eles passam a saber que Suo só treina durante dois meses por ano (surpreendente, visto que ele é o Mestre) e procedem para conhecer o local - e o "verdadeiro Suo". 


Ele é muito diferente do que Chihaya imaginava - ela achava que ele fosse um cara solitário e inalcançável, quando na verdade as pessoas gostam dele. Temos um vislumbre de frustração por parte dele quando ele descobre que as partidas de Mestre/Rainha desse ano não serão transmitidas por todo o Japão pela NHK, mas, por enquanto, ficamos sem saber por quê. 


Chihaya e Taichi o cumprimentam, dizendo que vieram treinar e afins. Suo demonstra claro desgosto pela presença de Taichi, pois ele ainda acredita que ele e Chihaya sejam namorados, e lhe dá menos comida do que para os outros (risos). Então eles procedem para o treino de fato. Sudo conta para nossos dois protagonistas que ninguém ali joga contra Suo além dele e de Koishikawa, e que foi provavelmente por isso que ele convidou Chihaya. 


Não demora muito para que Chihaya perceba o porquê. Suo tem o poder de controlar o jogo, fazendo seu oponente cometer faltas. Ele deixa de pegar cartas de propósito, e realmente demonstra ter absoluto poder sobre todas as cartas. Mesmo quando Chihaya parece estar se recuperando, ele continua calmo... E, em certo momento, ri da persistência inútil dela. 


Sudo, que observa tudo, faz uma análise mental da situação: Suo não tem a menor intenção de pegar 25 cartas na partida. Ele faz seu oponente cometer faltas, e ganha pegando bem menos cartas. É um jeito maligno de se jogar, pois deixa o oponente desesperado, desanimado e destruído... Mas Sudo não tem como ficar se distraindo com a partida dos dois: Taichi, que se impôs e disse que ia jogar, ao invés de só observar Chihaya, está lhe dando trabalho. Para Sudo, parece que Taichi finalmente começou a dominar as técnicas que ele aprendeu ao longo dos anos. 


Taichi está pensando nele próprio, ponderando que gostaria de ser um jogador forte e positivo. Mas é o Taichi, é claro, e logo ele volta a ficar melancólico, pensando que, apesar de querer, ele nunca poderá ser desse jeito. Ao pegar uma carta, ele vê a partida de Chihaya de relance, e se surpreende ao perceber que ela está perdendo por 27 cartas (algo que acontece, somente, se você cometeu muitas faltas). Ele fica curioso sobre Suo, em que tipo de "magia" ele fez em seu jogo contra Chihaya.


Ao contrário do que se é esperado, Chihaya continua com toda sua positividade em sua partida. Ela está percebendo alguma coisa com relação a Suo... E joga melhor na segunda metade do jogo, ainda que termine perdendo por 14 cartas. Nada disso a abala, entretanto. Ela ama karuta, afinal. Esse amor nunca poderá ser apagado...


Suo a observa com cuidado e, ao fim da partida, gargalha. Com uma expressão sombria, ele diz para Chihaya que ela é interessante. Bonita, positiva, persistente, apaixonada por karuta, cheia de amigos, comprometida (ele ainda acha que Taichi é namorado dela)... E ela também quer se tornar rainha. Levantando-se e olhando no fundo dos olhos dela, então, ele diz...


Que é impossível para ela. Que não há chance de ela se tornar rainha. Chihaya fica chocada, dominada por uma expressão surpresa, dolorida e confusa... E o episódio acaba.


Mais um episódio para os meus favoritos dessa temporada. Os paralelos que eu sou capaz de ver agora, sabendo o futuro do mangá... Tudo machuca. Absolutamente tudo, até os momentos felizes. Ver as coisas sob essa perspectiva parece gritar que a Suetsugu tinha diversas coisas planejadas, e que ela construiu tudo minuciosamente. É majestoso, doloroso e incrível. Agora é esperar pela semana que vem... Onde teremos episódio duplo. Boa sorte para todos nós ♥

2 comentários: