sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

{Yesterday's Book} Garoto Encontra Garoto

Hey, guys! Espero que estejam aproveitando as férias. Eu terminei minha mudança (estou de volta ao Sudeste, ya-ay!) e aproveitei para ler esse livro maravilhoso durante o voo. 

Sad face depois de terminar o livro ;_;
Garoto Encontra Garoto nos apresenta Paul, que estuda numa escola nada convencional. Nela, a rainha do baile também é o quarterback do time de futebol, as líderes de torcida andam de moto, o clube de boliche é um clube de boliche cultural e os gays ensinaram os garotos héteros a dançar. 

Então, Paul conhece Noah. A atração entre os dois é inevitável, e eles acabam ficando juntos. Tudo parecia bem, até que Paul estraga tudo. Agora, ele precisa reconquistar o garoto que ama, apesar das chances serem mínimas. Para isso, Paul terá que contar com a ajuda da quarterback transgênero Infinite Darlene, seu amigo gay-enrustido Tony, seu ex-namorado Kyle e diversas outras pessoas. Mas será que depois da burrada que fez Paul conseguirá Noah de volta? As apostas de Rip dizem que não...

Cara, que livro maravilhoso. Eu fiquei maravilhada assim que comecei a lê-lo. É como estar num mundo completamente novo, apesar de o livro não ser de fantasia. David Levithan criou uma cidade e um colégio incrível, e não poderia ter escolhido alguém melhor para nos apresentá-lo. Paul é um personagem maravilhoso, e é lindo ver como a homossexualidade é aceita no mundo em que ele vive - não por todos, mas pela grande maioria. 

Em Garoto Encontra GarotoLevithan mostra diversas dificuldades vividas por jovens e diversos tipos casais: Temos um garoto gay que faz besteira com o garoto que ama, um bissexual que acha que está em cima do muro por ser bissexual, um garoto gay com pais religiosos que não aceitam sua orientação sexual, transsexuais brigando entre si pelos homens que querem, uma garota hétero com dedo podre, um casal que está junto há anos e que nunca ficou com mais ninguém... Todas as situações são contadas com naturalidade, exatamente como deveria ser. 

Paul, Infinite DarleneTony, Noah e Kyle são uns amores. Fiquei completamente apaixonada por eles, principalmente por Infinite Darlene. Ao final do livro há uma pequena história sobre um encontro dela, que apenas me fez amá-la ainda mais. No livro, acho que só não gostei de Joni. Ela começa bem, mas depois se torna uma completa idiota, dando prioridade ao namorado estúpido ao invés de aos amigos que a apoiaram por tanto tempo. Consegui detestá-la ainda mais do que Chuck, seu namorado babaca. A conversa de Paul com Ted sobre ela ao telefone foi exatamente o que eu precisava ouvir. O Paul é mesmo um cara bem resolvido sobre tudo... 

Ai, ai. Que livro lindo, gente... Estou maravilhada. Preciso ler tudo do David Levithan agora. Urgentemente. A leitura flui tão bem, é tudo tão perfeito... *chorando*. DEEM UMA OLHADA, AMORES. É lindo que livros com essa temática sejam escritos e também que sejam traduzidos. Esse livro foi escrito em 2003, e finalmente foi traduzido para o português. Viva! Viva! Que venham milhares!

Garoto Encontra Garoto me fez perceber novamente o quanto a nossa sociedade é estúpida por ser tão preconceituosa. Todos devem ser livres para amar como quiserem e ser como quiserem. O livro e Levithan já mereciam todo o meu amor por tratarem da temática gay com tanta naturalidade, mas o livro é tão bem escrito, divertido e real que eu creio que ele tenha se tornado uma das leituras mais agradáveis e esplêndidas que já tive. Espero que estejamos perto do mundo que David criou, porque eu o desejo intensamente. 


Nota final:


"Simplesmente supus que garotos se sentiam atraídos por outros garotos. Por que outro motivo passariam todo o tempo juntos, jogando em times e rindo da garotas? Eu achava que era porque todos nós gostávamos uns dos outros." (Página 17)

"Eu me inclino para frente e o beijo. As flores são esmagadas entre nossas camisas. Toco nos lábios, inspiro seu hálito. Fecho os olhos, abro os olhos. Ele está surpreso, consigo perceber. Também estou surpreso" (Página 74)

"[...] Quando ele chegou final de Meninos não choram... essas foram as únicas vezes que o abracei com toda minha força enquanto o corpo dele tremia tanto que sua mente não conseguia suportar" (Página 100)

"O resto das garotas fica indiferente. Todas sabem que sou gay e que os peitos delas para mim são que nem cotovelos." (Página 153)

"Vi homens andando de mãos dadas na rua em uma cidade grande e li sobre mulheres se casando em um estado não muito longe do meu. Encontrei um garoto que talvez eu ame e não fugi. Acredito que posso ser quem eu quiser. Todas essas coisas me dão força" (Página 188)

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Oi Mah, *tosse* séculos desde a última resenha!
    Adorei, adorei! Já ouvi falar bem desse livro e o Levithan é muito queridinho por aí, infelizmente ainda não li nada dele. Gostei muito desse negócio de tudo ser diferente, um mundo assim e também livre de preconceitos seria ótimo.
    Pelas recomendações que eu tive, te recomendo Todo Dia.
    Beijos :3

    lucyintheskywithbooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Renata! POIS É, acho que a última foi em junho haha. Acabei lendo e ficando com preguiça de resenhar (também não tenho lido muito ultimamente... Fim do terceiro ano ferrou um pouco comigo). AHHHHH, eu baixei Todo dia, mas queria comprá-lo ç-ç não gosto de ler no pc :c Verei se acho depois pra comprar!

      BEIJÃO <3

      Excluir