segunda-feira, 10 de junho de 2019

Karuta Competitivo II - Primeira vitória!

Oi, povo! Faz tempo que não apareço por aqui. Desde o meu último post já joguei muito karuta, então nada mais justo do que fazer um post novo pra colocar as coisas em dia! E aparentemente este blog virou um blog de karuta.

A primeira coisa que eu gostaria de compartilhar é que surgiu um aplicativo de karuta para celular! Eu fiquei doida nas primeiras semanas, jogava até acabar a bateria do celular! Agora já dei uma acalmada, principalmente porque consegui fazer meu baralho (vou falar disso, prometo), mas ainda acho o aplicativo muito legal pra quem não tem acesso a pessoas com quem jogar/quem não tem baralho. 

Quando você e o computador pegam a carta no mesmo milésimo de segundo!

Como eu ainda sou café com leite no karuta, eu jogo com as cartas de treino, que são essas que tem as kimariji (sílabas decisivas) em vermelho. Se você está começando, essa é uma ótima maneira de poder jogar enquanto grava os 100 poemas! Ao invés de ter que saber o primeiro e segundo verso, o começo do poema vem escrito pra você. Fica super fácil de gravar as kimariji assim (funcionou bem pra mim~). 

Ademais, não saber hiragana deixou de ser uma barreira também: O app está disponível em inglês e, quando em inglês, as kimariji ficam escritas no nosso alfabeto, de forma que literalmente qualquer pessoa pode jogar karuta


Jogando com o aplicativo em inglês

Enfim! Com o aplicativo e com o baralho que a Tati me emprestou, fiquei treinando igual doida (fosse no colchão, no chão ou no celular). Durante a partida com o Rafa do dia 03/05, ele tinha me ensinado a medir o campo de karuta utilizando as medidas dos meus dedos/braços como referência (além de reforçar todas as regras do jogo comigo), e eu pude treinar bem direitinho por causa disso. 


"Treinando como dá"

Depois de dias treinando sozinha, eu estava louca pra jogar contra outra pessoa! Fui na reunião do dia 10/05 pegando fogo! Cheguei super cedo de tão ansiosa que eu estava, e aproveitei para fazer uns alongamentos de pé/dedos/coxa/pernas (Precisava sobreviver ao seiza, né). Depois de aquecer no chirashi, fui colocada no 1x1 contra o Luis, um moço novo que estava no seu segundo encontro. Tinha jogado contra ele no dia 03 na partida de genpei, e já tinha visto que, apesar de iniciante, ele era super rápido! 

Jogamos com o esquema de 20 cartas pra cada lado com umas cartas mais fáceis (nada de A, Na, O, etc) - o mesmo que eu joguei em todas as minhas outras partidas 1x1 - e, pela primeira vez em toda a minha vida, eu GANHEI. Foi minha primeira vitória 1x1 jogando karuta! Consegui não deixar o oponente pegar nenhuma carta do meu campo, e ganhei por 7 cartas! 



Eu estava tão nervosa durante a partida que não consigo lembrar de absolutamente nada. Não lembro da posição das cartas, quem pegou o quê, nada. Tudo que sei é que o jogo terminou e eu tinha ganhado. É meio estranho não lembrar de nada visto que foi minha primeira vitória, mas acho que as coisas são assim mesmo. 

Enfim... Depois disso fiquei esperando pela partida de genpei. Até então o esquema era esse: Eu jogava uma 1x1 e depois íamos pra partida de genpei (3x3 ou 2x2). Mas dessa vez fizeram diferente: Me colocaram pra jogar uma 1x1 outra vez, dessa vez com 25 cartas pra cada lado e 50 cartas mortas - ou seja, uma partida "oficial". 



Empolgada e assustada, lá fui eu organizar minhas cartas. Meu oponente foi o Matheus, um menino com quem eu já tinha jogado genpei algumas vezes. Ele já estava no grupo há pelo menos cinco meses, então eu estava esperando perder por 25 cartas ou coisa assim, mas, para minha felicidade e surpresa, o jogo foi muito acirrado! Lembro de ter parado pra contar uma hora e percebi que estávamos cada um com 10 cartas. Meu suor pingava no tatame! - foi a primeira vez que isso aconteceu, acho que também por eu estar nervosa/pelo esforço de gravar a posição de todas as cartas com as quais eu não estava acostumada (Ou talvez fosse só o calor mesmo lol).

Enfim, mais ou menos depois dessa hora eu cometi duas faltas seguidas (rs) e o jogo começou a pender para o lado do Matheus, que terminou por me vencer por oito cartas. Foi uma experiência incrível: Extremamente desafiador, tenso e maravilhoso. Eu amei. Só de lembrar fico com vontade de jogar outra partida igual a essa. 



Até que lembro bastante dessa partida. Consigo lembrar da posição de várias cartas ao longo do jogo, o que acho que quer dizer que consegui memorizar bem durante os quinze minutos que tive. A pegada/take que ficou na minha memória foi em uma das Kimigatame: O Matheus estava com todas as cartas Ki (Kiri, Kimigatameha e Kimigatamewo) e tinha colocado elas aglomeradas no canto inferior esquerdo do campo dele. Eu estava focada em tocar nas três ao mesmo tempo, mas ele foi mais rápido que eu e pegou a Kiri quando ela foi lida. Aí, conforme o jogo continuava, ele passou as Kimigatame pro lado inferior direito dele. Até agora não sei ao certo qual das duas eu peguei: Assim que ouvi Ki fui nas duas, e consegui chegar antes dele. Ele falou um "Jurava que eu fosse conseguir pegar!" e eu fiquei toda feliz he~. 

Minhas outras lembranças mais fortes são de ele pegando cartas de mim/das minhas faltas. Cometi uma falta quando uma O foi lida. Não sei qual foi, mas era uma carta morta e eu meti-lhe a mão com força na Chiha. Ela estava no lugar onde eu tinha deixado minhas cartas O antes, e por algum motivo achei que a que estava sendo lida era uma das minhas (sendo que elas nem existiam mais, todas as minhas O já tinham sido lidas!). 



A outra falta foi quando Hanano foi lida. Lá fui eu bater na Hanasa no meu campo. Mas essa falta fui eu reagindo ao Matheus, que assim que escutou "Hana" se moveu rapidinho na direção do meu campo. Não esperei e acabei batendo com tudo na errada. Geralmente seria algo pra se frustrar (e eu fiquei frustrada), mas ao mesmo tempo é tão legal! Como eu amo karuta! Essas coisinhas! As estratégias e tudo mais. É tudo tão bom!~

Terminado o encontro, peguei carona e vim conversando sobre karuta em japonês e ouvindo j-pop. Pela primeira vez não fiquei com dores, - nem no dia seguinte, nem na hora, nem nunca! Os alongamentos funcionaram! - e passei os próximos dias pensando que, caramba, eu precisava fazer um baralho de treino de karuta! Seria o melhor jeito de ensinar as pessoas próximas a mim/poder treinar com todas as cartas. 

Foi então que resolvi fazer meu próprio baralho!--- Mas isso vai ter que ficar pro próximo post, infelizmente, porque esse aqui já está absolutamente gigante, e já passa de 1 da manhã. :( 

つずく。。。

Nenhum comentário:

Postar um comentário