quinta-feira, 6 de novembro de 2014

{★} Jisatsu Circle

Feliz Halloween atrasado! Bem... Ultimamente eu só andava com vontade de ler romances (lésbicos, principalmente) e acabei não fazendo nada para o Halloween (o que é super triste, já que foi o primeiro Halloween do blog). Como hoje acabei sentindo uma súbita vontade de ler/ver algo de terror, resolvi fazer o post de Halloween - só 6 dias atrasado.

Jisatsu Circle, mais conhecido como Suicide Club, é um mangá baseado no filme de mesmo nome, e apresenta como tema principal o suicídio. 

O mangá começa numa estação de trem. 54 garotas descem as escadas rindo e conversando entre si, e logo todas juntam-se na plataforma e dão as mãos. Quando o trem aproxima-se, elas começam a contagem "Um, dois, três!", e no três todas atiram-se nos trilhos.

Acredita-se que as 54 garotas estão mortas, mas do meio dos diversos corpos mutilados ergue-se uma única sobrevivente: Saya. O fato de ela sobreviver atrai a atenção de algumas pessoas, que começam a achar que ela é "especial" e, por isso, passam a venerá-la. 

Vendo Saya se tornar uma potencial líder para um novo grupo de meninas suicidas, sua melhor amiga, Kyoko, tenta descobrir o mistério por trás dos clubes de suicídio, para que talvez possa impedir Saya.


Tem um tempo que eu venho querendo assistir esse filme (desde que eu assisti Confessions, há uns dois anos), mas sempre tive preguiça. Agora definitivamente o assistirei. Gostei muito, muito do mangá. Acho que "gostar" é uma palavra estranha para descrever um mangá tão "doentio", mas sim, eu gostei dele. Muito.


Não costumo ler mangás de terror, e por isso fiquei surpresa ao me deparar com uma arte totalmente diferente do que estou acostumada a ver. Todos os personagens tem uma aura obscura ao redor deles. As meninas se divertirem enquanto estão prestes a se suicidar é desconfortável. O mangá inteiro é bem desconfortável, mas ao mesmo tempo apaixonante. Ele passa tudo que queria passar: O desconforto, a sensação de se estar lendo algo doentio, o psicológico quebrado das garotas, tudo.

E o interessante é que você entra nisso tudo e compreende as ações delas. Não é nem mesmo necessário saber o que aconteceu na vida de cada uma. Você sabe que elas estão tristes, e que para elas a morte é a saída. Entrar num grupo de outras meninas que também estão tristes e que estão prontas a se suicidar é perfeito, porque elas têm com quem dividir a sua dor e têm quem as compreenda.


Não acho que o mangá tenha me assustado. Não é bem essa a intenção dele, na verdade. Ele apenas mostra um ponto de vista diferente das coisas pelos olhos dessas meninas. Elas não levam nada a sério, e para elas a vida é apenas um infeliz acontecimento. A noção de certo e errado delas não existe. Elas seguem o clube de suicídio, e nada mais. Elas amam a líder do clube, e nada mais. É... Fascinante.

Amei ler algo diferente assim, e espero que vocês também gostem. O mangá pode ser encontrado em português aqui e em inglês aqui. Feliz Halloween (atrasado)!

PS: Lerei mais mangás de terror de agora em diante. 

4 comentários:

  1. Esse é um dos poucos mangás que eu já li pelo menos um pedaço, muahahaha!

    Eu vi o filme há muitos anos com os meus pais... G.G. Mas é realmente uma história interessante, e você devia mesmo ler mais coisas de terror! E talvez algumas mídias menos japonesas/para garotas adolescentes! (Sim, isso foi uma indireta do Canadá)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você leu? Uau! *hugs* Que orgulho, Can. Você deveria ler tudo. São só 6 capítulos, poxa. Lerei, lerei. Eu gosto, na verdade. Ou talvez seja o modo que estou agora. Enfim, estou borbulhando por terror. "Menos japonesas" vai se foder "Para garotas adolescentes" Tipo?????

      Excluir
  2. Já que é só 6 capítulos não custa tentar, apesar de não gostar muito dessas coisas aí =P

    ResponderExcluir
  3. ;_; É super lecal. Vou ler tudo que tiver de mangá de terror agora <3

    ResponderExcluir