terça-feira, 16 de abril de 2019

O que é Karuta Competitivo?

E aí, meus queridos? Se vocês já assistiram Chihayafuru ou tiveram alguma aula de literatura/cultura/história japonesa, vocês provavelmente conhecem e sabem o que é karuta. Se não, eu estou aqui pra apresentar o esporte pra vocês (e recomendar Chihayafuru, porque eu garanto que você vai entender karuta melhor depois de assistir ao anime). 

Karuta Competitivo é um jogo/esporte japonês que envolve o Ogura Hyakunin Isshu, um compilado de 100 poemas escritos por 100 poetas.

Esses poemas foram colocados em uma antologia em meados dos anos 1200 (Daí o porquê eu falei que se você estudou literatura/cultura/história japonesa você deve conhecer) por Fujiwara no Teika, um famoso e importante poeta da cultura japonesa.

Leitor & Jogador
Dito isso, partimos para o karuta competitivo de fato. A ideia do jogo/esporte é bem simples: Há um leitor, que lê as poesias aleatoriamente, e dois jogadores que competem entre si para  encontrar primeiro as poesias lidas. Ganha quem ficar sem nenhuma poesia no campo. Mas vamos aos pouquinhos:

O leitor lê as poesias através das yomifuda (cartas de leitura), que possuem o poema inteiro, e os jogadores pegam as torifuda (cartas de pegar), que possuem apenas o segundo verso dos poemas. 

Yomifuda e Torifuda
Agora é que as coisas podem complicar um pouquinho: "Como assim apenas o segundo verso?! Não é o poema inteiro?". Então, não. Mas vamos com calma que eu juro que é de boa.

Para jogar karuta, você precisa saber os poemas inteiros, ou pelo menos as primeiras sílabas e segundo verso de cada um. Isso porque ideia do jogo é que você pegue as cartas o mais rápido possível - antes do outro jogador, pelo menos - assim que o poema é lido.

Por exemplo, na última imagem: na yomifuda temos o poema inteiro "Naniwa-e no/ Ashi no karine no/ Hitoyo yue/ Mi wo tsukushite ya/Koi wataru beki", enquanto na torifuda, temos apenas o segundo verso "Mi wo tsukushite ya/Koi wataru beki". O leitor, portanto, irá ler o poema do início (Naniwa-e...) e o jogador, assim que escutar, terá que ir até a carta com o segundo verso (Mi wo tsukushite...) e pegá-la. 


Eu sei, eu sei, parece um pouco difícil. Mas se você viu Chihayafuru, você sabe que está longe de ser impossível - e que é divertido, competitivo e maravilhoso. E, se ajudar, você não joga com todas as 100 cartas em campo. Eu explico:

No Karuta competitivo, 50 das 100 cartas são escolhidas aleatoriamente e dadas aos 2 jogadores. Estes jogadores pegam aleatoriamente 25 dessas 50 cartas e as posicionam, cada um em seu campo, colocando-as em três fileiras. 

O campo, portanto fica assim

As outras 50 cartas, que não estão em campo, são chamadas de karafuda (cartas mortas). Os seus poemas ainda são lidos, mas como as cartas não estão no jogo, não se deve tocar em nenhuma. Se tocar, acontece uma otetsuki (falta), e o seu oponente envia uma carta do campo dele para você. Como ganha o jogo quem ficar com menos cartas no campo, isso é bem ruim, né? 


Há outros jeitos de se cometer falta, mas não me aprofundarei muito nisso (porque eu mesma não sei certinho e bonitinho ainda). Caso vocês estejam curiosos, vocês podem checar a explicação no blog Meguriai Kai (eu roubei uns gif deles, inclusive, rs). 

Enfim. Depois de organizar as 50 cartas, 25 pra cada campo, têm-se 15 minutos para memorizar o posicionamento delas, e nos 2 minutos finais é permitido praticar movimentos para pegar as cartas.

É então que a magia finalmente começa: O leitor começa lendo um poema introdutório, que não faz parte da antologia, para que os jogadores se acostumem com sua voz/leitura/ritmo e então pega a primeira de suas yomifuda - previamente embaralhadas - e lê a primeira carta!


Mas... Como saber quando pegar a carta? Você sabe todas as poesias, treinou como que pega as cartas, já sabe as faltas... Mas quando é a hora certa de pegar uma carta? É aqui que entram as chamadas kimari-ji (sílabas decisivas). E relaxa, porque não é difícil.


Em uma antologia com 100 poemas, acaba acontecendo de algumas poesias começarem iguais. Por exemplo:

Poesia 85:                                         Poesia 83:                                 Poesia 93:

Yo mo sugara                                    Yo no naka yo                          Yo no naka wa
Mono omou koro wa                          Michi koso nakere                   Tsune ni mo ga mo na 
Ake yaranu                                        Omoi Iru                                   Nagisa kogu


Neya no hima sae                             Yama no oku ni mo                   Ama no obune no 
Tsure nakari keri                               Shika zo naku naru                   Tsuna de kanashi mo 


Nestas três poesias, a sílaba inicial é yo. Nesse caso, você não pode pegar nenhuma delas apenas ao escutar yo. Você tem que esperar pela sílaba decisiva. No caso da poesia 85, a kimari-ji é Yomo, visto que as outras mudam para no na segunda sílaba (e o único outro poema que começa com Yo, o 62, começa como yo o komete). 

Já no caso da poesia 83 e da 93, ambas começam com Yo no naka, então a sílaba decisiva é a seguinte: você precisa ver se o que será lido será Yo no naka yo ou Yo no naka wa. Sons são extremamente importantes ao se jogar Karuta. O leitor é tudo. Por isso é tão importante se acostumar com a leitura dele e prestar bastante atenção no que se é lido. 



Algo super legal também: Quando, por exemplo, você já sabe que todas as poesias que começam com yo foram lidas, exceto por, sei lá, yo no naka wa, você pode simplesmente ir lá e pegar ela no yo. Ela se torna uma carta de primeira sílaba, já que não existem outras iguais. Pode pegar sem medo de cometer falta!



É isso, gente! Inicialmente esse post seria só pra falar como foi minha primeira experiência jogando karuta competitivo, mas eu não queria ficar tagarelando sobre as coisas sem vocês entenderem nada. Espero que esse post ajude de alguma forma. Acho que não esqueci de nada, mas se vocês tiverem alguma dúvida/quiserem fazer alguma pergunta, é só comentar que eu tento responder! ♥

Agora, pra uma ajudinha extra, uma lista de sites úteis que eu uso quando quero saber mais sobre Karuta:

Meguriai Karuta Kai - Grupo de Karuta de SP
Kyogi Karuta Handbook

100 Poesias do Ogura Hyakunin Isshu (com tradução pra inglês)

Espero que tenham gostado do post! Da próxima vez eu venho falar da minha experiência jogando pra valer ♥ Até lá!

2 comentários:

  1. Respostas
    1. É muito divertido! Tem pra jogar aqui no Brasil, no Rio Grande do Sul, Paraná e São Paulo (até onde sei). Vou fazer post da minha primeira experiência jogando em breve <3

      Excluir