terça-feira, 29 de outubro de 2019

Chihayafuru 3 - Episódio 1

Ya-hello! Como vocês bem sabem, eu nunca me aprofundo em episódios de anime (só no negócio todo). Mas, dessa vez, é de Chihayafuru que estamos falando. Em uma enquete que fiz sobre "qual era o anime/mangá que mais associavam comigo", o vencedor foi Chihayafuru, e eu consigo ver facilmente o porquê. Eu acompanhei a segunda temporada do anime durante o lançamento em 2013, e, em setembro do mesmo ano, comecei a ler o mangá. Por mais que eu tenha outras mídias que amo muito (todos os trabalhos do Ikuhara, tudo da franquia Danganronpa), nenhuma ficou comigo por tanto tempo.


Tendo em vista tudo isso, parece tão errado não falar mais nada sobre Chihayafuru quando a terceira temporada está finalmente lançando (depois de seis anos!). Fora que eu ainda tenho a chance de convencer algumas pessoas atrasadas a verem o anime (esse ano eu convenci cinco, mas se faz necessário AUMENTAR ESSE NEGÓCIO).

Então é isso, agora além de surtar em todos os fóruns e mídias possíveis da internet, eu também vou surtar aqui no blog. É sempre divertido ler meus surtos anos depois, afinal (eu tenho até hoje parte dos meus surtos com o mangá de Chihayafuru salvos. Talvez eu poste passagens aqui eventualmente). Mas paremos de enrolar e vamo que vamo. 


Tendo seis anos de distância entre uma temporada e outra, foi necessário um leve flashback no primeiro episódio, relembrando os telespectadores como se joga karuta e a história do nosso trio favorito/a jornada do Mizusawa até sua vitória. A Madhouse, como sempre, fez o melhor trabalho possível. Incluíram cenas da novel Chuugakusei-hen para algumas explicações e substituíram a abertura por um compilado de momentos importantes que rolaram entre a primeira e segunda temporada. Chorei igual a uma desgraçada. Apesar da decepção de não poder ver a verdadeira animação da OP, fiquei feliz. Pra quem não acompanha o mangá (e até para quem acompanha poder se situar em onde a história parou), era importante ter isso.


Depois retomamos ao que realmente importa: O treino conjunto do Taichi e da Chihaya com o Fujisaki, a fortíssima escola da qual eles conseguiram ganhar na temporada passada. Chihaya ainda está ferida, e, infelizmente, tem que jogar com a mão esquerda - o que não a impede de estar animada e querer vencer, é claro. Taichi, por outro lado, está completamente diferente do que estávamos acostumados a ver até a s2. Finalmente subir pra classe A lhe trouxe confiança, e, ao fim do episódio, ele desafia a Chihaya, dizendo que ganhará dela no próximo torneio.


Mas não vamos colocar a carroça na frente dos bois. Antes de tudo isso, temos algumas coisas importantes que acontecem no Gasshuku do Fujisaki: Somos introduzidos pela primeira vez ao novo presidente do clube, Hyuga Yoshihiko (lendo o mangá, eu o imaginava com uma voz muito mais aguda e irritante, mas ele acabou uma voz mais grossa), e também temos Hyoro, também presente no Gasshuku, que acaba por falar algo que deixa Chihaya abalada:

"Eu acho que o Mashima joga [karuta] melhor quando você não está com ele"

Isso, minha gente, é o começo da receita pra 1) Vermos um Taichi que nunca vimos antes e 2) Dor. Mas eu acho que o fundo escuro já deixa as coisas bem claras pra essa segunda parte. A Madhouse é fantástica em captar as emoções do mangá com sua escolha de cores (puta merda, nós somos abençoados demais). De qualquer maneira, eu não planejo dar spoilers do mangá nesses posts, então não se preocupem, já vou mudar de assunto. 

Deixando a possibilidade (real) de sofrimento que essa cena implica, temos Rion, a luz que ilumina o dia de qualquer um. Ela e Chihaya se enfrentaram na final Fujisaki x Mizusawa (que foi quando a Chihaya se machucou), e, nesse primeiro episódio, finalmente a conhecemos melhor: Descobrimos que ela só continua a jogar karuta para poder comer arroz (eu sei, ela é fascinante), que ela não tem tanta energia para jogar partidas seguidas  e que ela consegue escutar o "tom" das cartas antes da kimariji ser, de fato, lida. 


Este último motiva a Chihaya, que se anima e faz diversas perguntas para entender melhor o que a Rion quer dizer com "tom" e o que, afinal, ela escuta. A Rion é uma das poucas pessoas com boa audição que a Chihaya conheceu até este ponto, e até então a mais próxima dela, e por isso acaba sendo importantíssima para a Chihaya nesse sentido. 

Se faz necessário comentar que a Rion é uma das minhas personagens favoritas de Chihayafuru. Eu gosto do karuta dela, do jeito que ela demonstra suas emoções, e do quão peculiar ela é... Quem mais gosta de tudo isso é o Makoto, é claro! Fora TaiChihaya, que é o ship da minha vida, Rion x Makoto é um ship absolutamente adorável. 


Quem ainda não shippava os dois vai ter tempo o suficiente para isso com essa temporada (Tá aí um casal que se não for canon eu vou ser obrigada a quebrar alguma coisa. Por mais que TaiChihaya seja o meu filho, nele há alguma disputa. Rion x Makoto é necessário ser canon, porque não há disputa e eles são absolutamente lindos juntos. Fim da minha TED TALK).

Anyway, o episódio termina com o fim do Gasshuku, na BENDITA CENA TAICHIHAYA QUE EU ESPEREI POR SEIS FUCKING ANOS PRA SER ANIMADA (uma fanart baseada nela é meu wallpaper do PC há também seis anos. EU SOU ABENÇOADA). 


Enquanto a admiramos e choramos, escutamos Sakurazawa, técnica do Fujisaki, ponderar sobre o futuro do Taichi como jogador de karuta. Vale dizer que a Sakurazawa tem uma coisa meio profética em suas análises. Bom, não exatamente "profética", mas as análises dela são muito boas, e adicionam muito para a história. Ela é uma pessoa de fora que consegue enxergar o potencial da Chihaya e do Taichi, e todos os comentários dela são sempre fantásticos. Vale escutar/ler direitinho tudo que ela diz.

Acho importante mencionar também que ela é uma das poucas pessoas que, até então, "veem" o Taichi. A Chihaya, confrontada pela primeira vez nesse episódio, percebe que ela não presta atenção no Taichi, e isso é verdade sobre a maioria dos personagens de Chihayafuru. Ele fica fora do radar de muita gente, como se fosse "fraco" no karuta. O Hyoro sempre prestou atenção nele, mas foi um dos únicos (o outro sendo o Nishida, eu acho). Agora que está na classe A, entretanto, os olhos das pessoas estão se abrindo para a possibilidade do Taichi ser muito mais do que elas imaginam... Posso garantir que isso vai ser bom demais. 

"Ele poderia ir longe com apenas um pouco mais de confiança"

Eeeeeeeee isso é tudo de comentários sobre o primeiro episódio! Esse post era pra ser do episódio 1 ao 3 (o 2 e 3 saíram hoje), mas eu, como sempre, falei demais. Tentei fazer um post sério o máximo que consegui, mas não sei se deu muito certo. Pelo menos eu não gritei "O TAICHI É UM TESÃO" o post inteiro. Porque ele é. Meu deus o olhar que ele dá pra Chihaya quando eles jogam um contra o out--- OK. PRÓXIMO POST. BEIJOS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário