segunda-feira, 1 de junho de 2020

{Yesterday's Book} Sereia Negra

Ya-hello! Estou me acostumando com o novo editor do blogger e, por isso, resolvi trazer uma resenha que escrevi em 2017 (que era exclusiva de um blog que tinha com umas amigas) sobre Sereia Negra, de Vinícius Grossos. Espero que gostem: 


"“Um peixe fora d’ água” – foi exatamente assim como Inês se sentiu a vida toda. No seu aniversário de quinze anos, Inês têm todos os seus sentimentos de revolta aflorados de forma aplacável; seu pai a abandonou assim que ela nasceu, sua mãe morreu no parto, ela nunca teve amigos, nem nunca se sentiu atraente o suficiente para os meninos com quem tivera contato. É então que Inês decide que sua vida deve ter uma mudança radical. Mal saberia ela que essa mudança estava mais próxima do que ela imaginava...

Numa tempestade repentina e sobrenatural, Inês é tragada pelos mares – tragada pelo seu mundo. Inês é uma sereia. E mais do que isso, ela é uma lenda viva – um ser aguardado por todas as sereias e tritões de Atlanta, um dos vários reinos que existem abaixo do mar sem o conhecimento dos humanos, como a grande salvadora deles. Inês é a Sereia Negra, a única sereia de cor negra de toda a história!"
Sereia Negra foi um livro que eu quis demais e por muito tempo. Saber que ele era sobre sereias e que falava sobre sexualidade me fez desejá-lo loucamente. Depois de um ou dois anos de desejo finalmente o consegui: E autografado!

Por causa de toda a ansiedade e desejo, foi um pouco triste quando, infelizmente,  não consegui me fazer gostar do livro.

Acredito que, como lição, ele é exemplar. O amor deve prevalecer, sempre. Não importa a sua cor de pele, orientação sexual (doeu um pouco ler “opção sexual” no livro, mas acredito que esse ainda seja o termo mais utilizado), classe social, ou qualquer coisa. Você merece ser aceito, cuidado e amado. Isso é fato.

Entretanto, em Sereia Negra, somos dragados para um mundo místico e fantasioso para defender essa importante lição. E isso, ao menos para mim, não saiu tão bem quanto o esperado. Inês, sendo arredia do jeito que era, deveria ter causado uma confusão no oceano quando foi obrigada pelo rei a fazer várias coisas das quais desgostava. Pelo contrário, ela é dragada, uma a uma, mal questionando-o. Achei isso completamente oposto a ideia que a personagem passava.

Além disso, achei que tudo aconteceu muito rápido, como se os dados da história fossem jogados e batidos em um liquidificador: sereia, casamento, amor, atração, guerra. Parece que o que precisaria de, sei lá, uma trilogia para ser bem desenvolvido, acabou tendo que ser espremido num livro de duzentas páginas. Por conta disso, não consegui me afeiçoar aos personagens e vagamente lembro de seus nomes. Sentia que a história, em geral, estava sendo forçada.

Sendo o primeiro livro do autor, talvez isso seja resultado de falta de experiência, ou talvez seja apenas eu e minha opinião. Quem sabe. Algo que atrapalhou um pouco a leitura, também, foram alguns errinhos de português aqui e ali, além de uma ou duas frases (Acho que era só uma) que ficaram sem coerência.

Ademais: Talvez seja por Inês ser tão jovem, mas ela foi extremamente lenta na descoberta das coisas que estavam acontecendo ao seu redor. Isso acabou sendo decepcionante também. Eu só conseguia suspirar e dizer “Claro, Inês, é claro que isso está acontecendo”. A “redenção” (é essa a palavra?) de alguns “vilões” também não me convenceu muito. Foi tão depressa que eu mal consegui odiá-los, muito menos perdoá-los.

Acho que perto do final, o livro melhorou um pouco. Mas aí, ele acabou, e ficou por isso mesmo. Gostaria de ter podido ver mais um pouco dos amigos de Inês, para que me afeiçoasse a eles, e que o romance dela tivesse sido melhor desenvolvido, para que eu pudesse torcer pelos dois. Apesar de tudo, ainda acho que foi uma leitura válida. Acredito que o público mais jovem gostaria. E as sereias, sendo minhas criaturas mitológicas favoritas, sempre tem um lugar no meu coração, né? Um beijo para os meus personagens favoritos na história: Grany, Kelsen e o avô de Inês. Definitivamente gostaria de ter visto mais deles.

Apesar de tudo, ainda tenho muita vontade de ler os outros livros do autor (♥). Principalmente 1+1, que parece maravilhoso.

Nota final:

Nenhum comentário:

Postar um comentário