terça-feira, 5 de novembro de 2019

Chihayafuru 3 - Episódios 4 e 5

Boa noite só pra quem chorou com Chihayafuru hoje! Yay! Mais um dia em que eu demoro duas horas e meia pra conseguir ver dois episódios de 25 minutos e choro igual uma desgraçada por mais uma hora depois que termino eles! Yay! (Chihayafuru will end me)


Os episódios 4 e 5 continuam com o torneio que vimos na semana passada, agora nas oitavas de final. Temos quatro membros da sociedade de karuta Shiranami competindo - Harada-sensei, Tsuboguchi, Chihaya e Taichi -, Murao e Arata - da sociedade Nagumo -, Inokuma - ex-Queen - e Sudou - da Hokuo. 

As partidas acabam sendo as seguintes: Chihaya contra Inokuma, Tsuboguchi contra Arata, Harada-sensei contra Murao e Taichi contra Sudou. Todas interessantes e impossíveis de saber o resultado, mas ter a Chihaya jogando contra uma ex-Queen é algo que chama a atenção de todos. 


Chihaya, entretanto, não está assustada. Para ela, aparentemente, a única verdadeira rainha - e barreira que ela precisa ultrapassar para conseguir seu sonho - é Shinobu. Para a surpresa de todos, ela começa na liderança contra Inokuma, e os que assistem torcem pela possibilidade de uma nova "grande estrela" surgindo no mundo do karuta. 

Mas a experiência de Inokuma não é brincadeira. Ela defendeu seu título de Queen por quatro anos, e joga karuta desde a infância. Logo Chihaya começa a perceber que não vai ser fácil ganhar dela, muito menos com o jeito peculiar que ela joga. No karuta, conforme as cartas vão sendo lidas, você empurra as cartas restantes para as extremidades, facilitando que você as "varra" para longe. Mas Inokuma raramente mexe suas cartas, e seu campo é cheio de buracos (de maneira que, para pegar uma carta, você precisa ir diretamente na carta, com precisão). 


Todos os quatro da sociedade Shiranami começam a ficar para trás. Tsuboguchi está sofrendo jogando com Arata, que está jogando ainda melhor que no ano anterior (eles se enfrentaram antes), Harada-sensei está perdendo de Murao por 10 cartas, Chihaya não consegue atacar o campo esquisito de Inokuma e Taichi está sendo constantemente provocado por Sudou. 


Karuta é, entretanto, um jogo de "momentos" e, depois de um modorite (atacar e voltar pra proteger a carta no seu campo) de Harada-sensei, todos acabam motivados a atacar. Taichi consegue relaxar e Chihaya, apesar da dificuldade de atacar, envia sua melhor carta, Chiha, para Inokuma (sem saber que aquela também é a melhor carta da ex-Queen). 


Quando Chiha é lida, as duas avançam rapidamente para pegá-la, mas o take acaba sendo de Chihaya. Ela estava chegando cada vez mais perto de conseguir atacar o campo de Inokuma, e é nesse momento que ela consegue. Sakurazawa fica surpresa, pois nos quatros anos em que ela jogou como desafiante contra Inokuma, Chiha foi a carta que ela nunca conseguiu pegar dela. 

Ter sua carta favorita pega de si afeta Inokuma, que acaba perdendo algumas cartas e faz com que Chihaya a alcance. O jogo, entretanto, não fica nenhum pouco mais fácil. Inokuma começa a se divertir durante a partida, e todos percebem que ela "voltou" de vez quando ela começa a sorrir - o sorriso, descrito como infantil, era sua marca registrada durante seus anos como Queen


Enquanto as duas se divertem por estarem jogando contra oponentes dignas, a partida Murao x Arata acaba. Ela é a primeira das quatro a terminar e, para a surpresa de todos, Arata perde para Tsuboguchi. Enquanto todos pensam que karuta é imprevisível, uma OST maravilhosa (uma das novas, dessa temporada) começa a tocar, nos deixando hype para o fim das três partidas restantes. 

Já na carta seguinte, Harada-sensei perde para Murao. Ele fica frustrado com a derrota, mas conseguiu diminuir sua diferença de 10 para 4 cartas. Ele deu trabalho para Murao, o deixando exausto - o que pode vir a ajudar quaisquer um que seja o próximo a jogar contra ele. Com essa derrota, somente as partidas de Chihaya x Inokuma e Taichi x Sudou continuam agora, e restam apenas quatro cartas nelas.


Ambos vão ao ataque, demonstrando os ensinamentos da sociedade Shiranami, e conseguem pegar a carta de seus oponentes. Chihaya fica com apenas uma carta depois disso, Shino. Assim que escuta o  começo do Shi da carta sendo lido, ela a pega, antes de Inokuma, e ganha a partida. Seu take é silencioso, exatamente como o de Shinobu. A carta - que é a melhor carta da rainha - e o silêncio com que ela é pega servem para mostrar a evolução de Chihaya. Ela está descobrindo os segredos do karuta silencioso (marca de Shinobu).

Com essa vitória, resta apenas a partida Taichi x Sudou, que, para desespero de todos os membros do Mizusawa, termina em unmei sen, a famigerada sorte de leitura. Taichi nunca tem sorte nessas horas, sendo a única vez que sua carta foi lida em um unmei sen na final contra o Fujisaki, depois de ele pedir loucamente pra deus pra ler a carta (e dizer que "não se importava se aquela fosse a única vez que a carta dele fosse lida em uma unmei sen).


Mas Taichi sabe que ele não tem sorte e que suas cartas nunca são lidas em uma sorte de leitura. Por isso, ao invés de proteger sua própria carta, que seria o natural a se fazer em uma situação como essa, ele avança para o campo de Sudou e pega a carta dele, ganhando o jogo. Isso faz com que os semi-finalistas do campeonato sejam Taichi, Chihaya, Murao e Tsuboguchi... Exceto que Tsuboguchi desiste - algo típico quando alguém é colocado para jogar contra alguém da mesma sociedade em um campeonato - e Chihaya, que tinha sido colocada para jogar contra ele, ganha um ingresso para as finais (e fica dormindo).


Taichi, entretanto, ainda tem uma partida para jogar. Ele é incentivado por Tsuboguchi, que diz que ele precisa mostrar a todos que ele está ali por ter habilidade (o que é verdade, já que por sorte não seria). O comentário assusta Taichi - que tem medo de não ser habilidoso de verdade -, mas quando ele lembra que está jogando contra Murao, que é da mesma associação de karuta que Arata, e que o próprio Arata vai estar assistindo, ele fica motivado. O fato de Chihaya não estar ali também ajuda (como Hyoro disse antes, "ele joga melhor quando a Chihaya não está por perto").


Enquanto a partida não começa, vemos um pouco dos outros personagens. Na saída do local do torneio, Sakurazawa e Inokuma se encontram, e Inokuma pede para Sakurazawa treinar com ela. Nesse momento descobrimos que o sobrenome de Inokuma, antes de se casar, era "Chihara", e que por isso a carta favorita dela é Chiha (choro igual a uma desgraçada). Sakurazawa se emociona ao ver que Inokuma continua tão dedicada ao karuta quando ela mesma chegou a desistir do esporte durante uma época. 

Harada-sensei, em outro cômodo, está frustrado com sua derrota, e demonstra ainda ter o sonho de competir contra o mestre, ainda que tenha problemas no joelho. Ele diz que "ainda pode aprender alguma coisa e melhorar". Inokuma disse algo parecido: "eu estou cansada de perder sem ter dado o melhor de mim". Os dois, apesar de serem mais velhos, ainda não acham que estejam no fim de sua carreira de karuta. É algo lindo de se ver. 


De volta à única partida de semi-finais, temos Taichi ganhando a partida por cinco cartas. Ele está usando movimentos que aprendeu em suas outras partidas durante o dia - o movimento para trás, como uma espada, que Sudou fez durante uma partida contra ele, e o jeito levemente lento de se movimentar que ele viu na partida que jogou contra um dos meninos do Fujisaki. Todos estão surpresos com o quão bem ele está jogando, e o quão confortável ele parece, mesmo em uma semi-final. É a primeira vez que Arata vê Taichi jogando, e ele não consegue acreditar que Taichi possa ganhar de Murao...


Mas ele ganha, e garante seu lugar na final. Logo depois de agradecer, Chihaya entra no cômodo junto com Kana-chan. Ela acabou de acordar. Os dois se encaram, com as silhuetas coloridas, enquanto todos os outros aparecem em preto e branco: A final é entre os dois. 


Não vou dar spoilers de nada, é claro, mas essa é uma das minhas partidas favoritas do mangá. Bom, eu meio que amo todas as partidas de qualquer maneira, mas Taichi x Chihaya é o ship da minha vida, e os dois têm uma dinâmica que eu amo muito. Fora que eles sempre estiveram no âmbito de "aliados", mas agora eles têm uma partida oficial um contra o outro para jogar. É simplesmente fantástico. E sabe deus quanto tempo eu vou levar pra ver o próximo episódio. Depois do fim do 5 (que terminou exatamente com a cena acima), eu passei horas e horas chorando pensando em toda a jornada do Taichi e o que está por vir... Mas nada de spoilers! Até semana que vem ♥

Nenhum comentário:

Postar um comentário