terça-feira, 18 de fevereiro de 2020

Chihayafuru 3 - Episódio 19

Ya-hello! O episódio que hoje foi intenso, então sem mais delongas, vamo que vamo que tem muita coisa pra falar!


O episódio de Chihayafuru 3 dessa semana focou na quarta partida de Mestre e na terceira partida de Rainha. Inokuma, Shinobu e Harada-sensei precisam apenas de uma vitória para vencer, enquanto Suo, se quiser manter seu título, precisa de duas (ganhar essa partida e a próxima). As coisas estão muito empolgantes, crianças. 


Primeiro falemos da partida de Mestre. Essa partida é uma das partidas mais intensas de todo o mangá de Chihayafuru, na minha humilde opinião. Suo tem a melhor audição, então ele melhora conforme a partida prossegue (já que mais cartas são lidas e as sílabas únicas se tornam menores), então Harada-sensei dá seu melhor na primeira metade do jogo, já sabendo que Suo fará um comeback na segunda parte. Estratégia, crianças.


Mas foquemos na primeira metade do episódio. Depois de tanto vermos Suo e ponderarmos quem é a pessoa ao telefone com ele, finalmente descobrimos que se trata de sua tia, Yukiko. Ela foi quem cuidou dele a infância inteira, depois que seus pais não foram responsáveis o suficiente para tomar conta de uma criança. Ele levou todos os aprendizados dela para a vida - incluindo tomar cuidado com barulhos altos, sua signature


A última coisa que ela lhe disse quando ele deixou sua cidade natal para fazer faculdade em Tokyo foi que ele "fizesse o que quisesse, mas se tornasse alguém na vida". Anotem isso porque é importante.


Enfim, prosseguindo. Algo que aprendemos sobre Suo nesse episódio é que, de acordo com ele, ele é "vazio" (como a casa em que viveu): Precisa se alimentar da paixão de outras pessoas para fazer alguma coisa. Durante toda sua vida, ainda que tivesse tentado clubes de tênis, natação, piano, etc,  ele sempre era movido a tentá-los por eles terem alguém que ele admirava/gostava, e não por ele próprio amar determinada coisa. 


A mesma coisa aconteceu com karuta, é claro. Ainda sendo bom, ele não gostava do jogo/esporte (semelhante ao Taichi, apesar dos motivos deles jogarem ser diferente), e cada vez mais ele começou a tentar ganhar de maneiras diferentes, culminando no atual "jogo sujo" pelo qual ele é conhecido. 


Ele fala de Ai nessa parte, e eu acho muito interessante como é colocado. Me corrijam se eu estiver errada, mas: Ai é um poema que fala sobre os sentimentos que você tem ao encontrar alguém, esquecendo-se do que foi não estar com aquela pessoa. É um poema que fala sobre saudade e poder finalmente encontrar a pessoa amada, um poema de amor. Mas, para Suo, ele pode ter outra interpretação, uma negativa: que você encontra alguém que você odeia, ou que tudo mudou, ou muitas coisas. Para ele Ai pode não ser um poema de amor. Reencontros nem sempre são bons.


Poucas coisas foram contadas com a intensidade que foi a história do Suo. Os sentimentos dele. Nós finalmente somos capazes de entender quem é o Mestre... E sua fraqueza. A fraqueza que Chihaya fofocou para Harada-sensei: a visão de Suo. Assim como sua tia Yukiko, ele tem uma doença degenerativa nos olhos que consiste em corroer aos poucos o campo de visão (começando pelos cantos dela) e que pode resultar em cegueira completa.


Ele viu Yukiko viver com essa doença a vida inteira, e sabe exatamente como ela acontece. Atualmente Yukiko só consegue ver trinta centímetros, por exemplo. Como ele poderia se tornar alguém, como Yukiko queria, sendo que ele a cada dia estaria mais perto da cegueira? Nesse ponto voltamos ao jogo. Suo perde por 8 cartas, e Harada-sensei domina a partida (utilizando da estratégia de dar tudo de si na primeira metade dela). Mas Suo pega a carta lida a seguir, que é nada menos que... Se


PORRA, PUTA QUE PARIU, SUETSUGU, COMO QUE VOCÊ FAZ UMA NARRATIVA DESSAS, MINHA FILHA? EU VOU CHORAR. Vejam bem, crianças. Se é *a carta* do reencontro. "Como a água do rio de cachoeira, que ao encontrar uma pedra se divide em duas correntes, mesmo separados, ao final nós vamos nos rever". Um paralelo direto com o que ele fala sobre Ai. O reencontro vai acontecer, independente de ser bom ou ruim. É A PORRA DO ENCONTRO DELE COM KARUTA MEU DEUS. É COM KARUTA QUE ELE SE "TORNARÁ ALGUÉM", COMO A YUKIKO LHE DISSE. 


Hah. Pausa pra limpar as lágrimas dos olhos. Com tudo isso, terminamos o flashback do Suo. Yukiko, em sua casinha, já conseguiu acessar à internet e está assistindo a partida de Suo ao vivo. Depois de Se, o Mestre consegue se recuperar na partida, mudando o placar e tendo menos cartas no campo do que Harada-sensei. Mas então Harada-sensei lhe envia uma carta esquisita, uma que você nunca enviaria normalmente numa partida... Mas Suo já sabe o que isso significa, e nós também: Harada-sensei se prepara para uma sorte de leitura enviando cartas que ele sabe que não serão lidas para seu oponente.


Vocês não tem a menor ideia de como esse momento é importante. Ainda. Mas chegaremos lá em breve. Enfim! Ele envia a bendida Naniwae (o nome do episódio é o começo da segunda metade de Naniwae, Miwotsukushiteya, que é o que a torna diferente das outras cartas. PORRA CHIHAYAFURU VAI ME MATAR). Naniwaga, que é par da carta, não está em jogo, mas ainda não foi lida... E Nanishi, que é a outra carta que começa com Nani da antologia, também está em jogo. O PALCO ESTÁ FEITO, QUERIDOS. 


Suo não consegue atacar o campo de Harada-sensei, e ele não consegue enviar a carta ~que não vai ser lida~, Naniwae, de volta. Seguimos. Nada importante, né? Nada importante. Já voltamos pra isso. O jogo está pau a pau e nas últimas, mas Harada-sensei, que deu seu melhor a partida inteira, está começando a sentir muitas dores no joelho, e não está mais conseguindo focar. Ele está caindo em desempenho, enquanto Suo apenas melhora. É nesse momento que...


KITANO-SENSEI JOGA UMA ALMOFADA PRA ELE. Sim, o Kitano que em tese ~odeia~ o Harada-sensei, seu rival de vida. Ele esteve sendo tsundere há varios episódios, torcendo para o Harada discretamente e chorando quando ele ganha do Arata nas partidas de leste/oeste. Agora, não é mais dúvida para ninguém que ele está apoiando fervorosamente seu rival. Enquanto Harada-sensei se emociona, vemos um flashback dos dois brigando a vida inteira sobre qual deles se tornaria Mestre primeiro, cada um gritando "É claro que eu serei"... Mas que termina com Kitano-sensei dizendo, hoje em dia "Será você".


CAUSA DA MORTE: CHIHAYAFURU. Na moral, como é *INCRÍVEL*. Todos tem seus motivos para querer ganhar, todos tem uma história, todos tem tudo. Vocês sabem pra quem torcer? VOCÊS SABEM? E falando em pra quem torcer... A partida de Rainha está nos seus últimos momentos! A transmissão da partida de Mestre, que era o foco até então, vai para a de Rainha, que só tem seis cartas restantes (2 pra Shinobu e 4 pra Inokuma). 


As cartas também gostam de Inokuma, então é difícil de Shinobu ganhar uma grande liderança. Ela pensa que não pode deixar a partida chegar na sorte de leitura, pois ela pode perder caso isso aconteça. Mas não chega mesmo. A Rainha e a antiga Rainha batalham com intensidade, mas, quando Wagaso é lida, Shinobu a pega e Inokuma acaba tocando em Ogu no campo do oponente... Uma dupla falta que decide a partida, significando a derrota de Inokuma.


É um momento de muita dor, sinceramente. Inokuma fica desolada, tanto pela derrota quanto pela derrota ter sido por conta de um erro que ela cometeu. Mas Shinobu lhe diz que as cartas gostam dela também, e Inokuma, apesar de estar chorando, fica um pouco menos mal. Com isso... *tambores* A TORCIDA FOI PARA QUEM EU QUERIA. Sim, gente. Em 2014 eu torci para a Shinobu. E ela ganhou! Eu sou muito boa com essas coisas (capítulo 205 do mangá me espetando no olho). Enfim. Mas ainda dói de qualquer jeito, claro. ELA TAMBÉM MERECIA. DUAS RAINHAS, POR FAVOR? 


Enfim. De volta à partida de mestre... SORTE DE LEITURA! ISSO MESMO! NOSSA AMADA UNMEI SEN, MEU PAI. E adivinhem... Suo está com a carta Naniwae, a carta ~que não vai ser lida~, enquanto Harada-sensei tem Nanishi. E Naniwaga continua a ser carta morta! Ou seja, é um momento muito, absurdamente delicado (Que inclusive aconteceu na primeira partida de Mestre desse ano - na vida real -, com os oponentes com as últimas cartas Mi da partida. KARUTA É MARAVILHOSO)...


DO QUAL SÓ SABEREMOS O RESULTADO SEMANA QUE VEM! HAHAHAHA. Eu torci o episódio inteiro pra eles terminarem essa partida nesse ep, mas imaginei que não fosse rolar. UGHHHH! VENHA, EPISÓDIO 20, PUTA QUE PARIU! BOM DEMAIS, BOM PRA CARALHO. CHIHAYAFURU É VIDA E NÓS DEVÍAMOS SER GRATOS POR ESTARMOS VIVOS A TEMPO DE VER ESSA OBRA DE ARTE DO CARALHO. 

Emocionei. Até semana que vem~

Nenhum comentário:

Postar um comentário