domingo, 18 de maio de 2014

{♣} Orange is the new black

Bem, Orange is the new black é uma série que eu tinha na minha lista de "Irei assistir" há milênios, mas só essa semana tive disposição para vê-la. Tudo porque o meu doce amigo companheiro de filmes resolveu assisti-la, e para não ficar para trás, eu resolvi ver também. Ah, e porque o meu outro doce amigo que faz Cinema encheu a porra do meu saco para vê-la depois de ler a postagem sobre Faking It, é claro. 

Em Orange is the new black conhecemos Piper, que acabou de ser pedida em casamento por seu noivo e está construindo uma linda vida. A única coisa que atrapalha o seu caminho para a auto-realização é a seguinte: Ela terá que ir para a prisão. 

Tendo participado há 10 anos atrás de um esquema de tráfico internacional de drogas (quase que indiretamente, agindo apenas uma vez), ela pode pegar até 12 anos de cadeia. Para que isso não aconteça, ela se entrega, para que pegue apenas 13 meses na prisão. 

A série trata da conturbada vida de Piper na prisão, que só piora quando ela descobre que sua ex-namorada, Alex, que trabalhava com tráfico internacional de drogas e que possivelmente entregou Piper, também está por ali, e que isso pode acabar trazendo antigos sentimentos à tona.


Eu imaginei Orange is the new black como uma série focada no relacionamento entre Piper e Alex, mas estava errada. Ela é focada na comédia, nas outras prisioneiras e nas confusões que existem dentro da prisão. Acho que isso é um dos pontos altos da série, porque se fosse tratar de um relacionamento lésbico chatinho dentro da prisão, ela seria tediosa.

Mas também é um ponto fraco, porque às vezes eu queria que o relacionamento com a Piper e Alex fosse mais aprofundado. Até mesmo o da Piper com o noivo dela. Eu achei que a série acabou focando demais na comédia e deixando o romance um pouco superficial. Meu amigo caracterizou-o como "realista", e talvez realmente seja, mas às vezes eu desejava intensamente que alguma coisa acontecesse aqui ou ali e ela não acontecia.

Apesar da Alex ser uma personagem maravilhosa, a Piper não segue o mesmo caminho. Eu adoro protagonistas fortes e admiro-a por conseguir sobreviver na prisão e tudo o mais, mas isso não é mais nem menos do que as outras prisioneiras fazem. A Piper é irritante, se preocupa demais com os outros, é emocional demais e consegue encher o saco às vezes. 

É claro, ela tem seus momentos, e esses são muito bons; mas nenhum deles me cativou o suficiente e me fez gostar da personagem. Ela faz besteira e não admite, e às vezes admite nas situações erradas que fez besteira. 

Enfim, o ponto baixo da série é a protagonista idiota dela, e o ponto alto são as outras presas, com suas personalidades cativantes, histórias fascinantes e boca suja. Eu gostei de cada uma delas - até mesmo da religiosa vadia histérica - e provavelmente será por elas que assistirei a segunda temporada, que irá ao ar dia 06 de junho (Dia do meu aniversário!). 

Um comentário:

  1. Ótimo review, (apesar de minha opinião ser meio suspeita por ser o doce amigo que recomendou a série hehehe). Concordo com você sobre a Piper, é a personagem menos interessante! Mas a próxima temporada promete u.u.

    ResponderExcluir