quarta-feira, 1 de agosto de 2018

A magia das fanfics

Voltei ao mundo das fanfics há pouco tempo - depois de sabe-se lá quantos anos - e estou surpresa com o quanto estou me divertindo. Pela segunda vez me peguei passando a madrugada inteira colocando uma fanfic em dia, olhando pro relógio e percebendo que já estava perto de amanhecer.


Pra quem não sabe, fanfics são histórias feitas por fãs de determinada obra. Elas não possuem qualquer influência na obra original, e são direcionadas à comunidade de tal obra para pura diversão.

Enfim. Ficar até tarde lendo nunca foi algo incomum para mim, não com fanfics e muito menos com livros - eu entrei no mundo das fanfics em meados de 2007, no orkut, e já lia desde muito antes disso -, mas de uns anos pra cá eu não tenho sido mais a leitora ávida que eu costumava ser. Meu tempo livre foi consumido por animes e jogos, e a leitura acabou se tornando uma segunda opção.


Agora que me formei na faculdade, andei tentando retomar meu hábito pela leitura/escrita. Eu esperava que fosse começar a ler livros, mas acabei correndo para as fanfics sem perceber. Lógico, isso tem a ver com o fato de eu ter voltado a escrevê-las (Comecei a escrever fics por volta de 2007~2008, também no orkut), mas eu acabei percebendo que há uma magia, uma facilidade em se ler fanfics. E é sobre isso que é esse post.

Então, tudo bem, eu estou lendo fanfics no celular até 5 da manhã. Mas, ao mesmo tempo, têm livros ao meu redor. Por que eu estou optando pelas fanfics? Pensando um pouco com meu cérebro sonolento, percebi que é muito simples: É tão mais fácil ler escritos com personagens que você já conhece. Ainda mais uma leitura fácil, juvenil, típica de fanfic. Uma leitura mais pra você rir do que qualquer coisa.


Aí pensei "Uau, essa é a magia das fanfics!". Tudo bem, eu posso só estar numa vibe infanto-juvenil ou chick lit, sei lá (Já que estou quase que puramente me referindo à fanfics de comédia romântica aqui), mas o ponto é: É muito fácil ler e imaginar os personagens imediatamente, já saber quem eles são. Eu acabo entrando no mundo de determinada fanfic muito mais facilmente do que entraria no de um livro novo, por exemplo.

Mesmo praticamente só lendo universo alternativo - as exceções são raras, gosto bastante de ver os personagens que gosto em papéis completamente diferentes -, continuo tendo uma noção da personalidade dos personagens, de sua aparência e afins. Isso deixa as coisas mais fáceis e leves.


Passei uma madrugada rolando na cama por estar lendo um romance tremendamente adorável e depois quase chorando de rir - no mais completo silêncio, claro - ao ler uma deliciosa comédia. Sentia falta disso. E foram fanfics que proporcionaram isso! Esse prazer da leitura. Fanfics, porra. Fanfics

Então é isso, queridos. Acho muito mais fácil ler sobre aqueles personagens que você já conhece. É extremamente mais leve, é divertido e possui infinitas possibilidades. Eu sempre fui uma aficionada a fanfics de Naruto - escrevo e leio, me julguem se quiserem - e já vi minha querida Sakura vivendo tantas vidas diferentes. E ficando com tantas pessoas diferentes. Tudo isso é muito legal (honestamente, o Kishimoto perdeu chances de fazer coisas incríveis com a personagem maravilhosa que ele criou). Obrigada, fanfics. E, acima de tudo, obrigada, ficwriters! Viva essa magia toda que espalhamos por aí.


OBS: E vai tomar no cu todo mundo que fala mal de fanfics, vocês são chatos pra caralho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário