terça-feira, 14 de agosto de 2018

{✿} Amnesia: Memories - Joker World

[ESTA RESENHA CONTÉM SPOILERS SOBRE A ROTA]

Ya-hello! Aproveitando que falei da pior rota de Amnesia: Memories, pensei que poderia falar da melhor rota também. "Mas eu não acho que essa seja a melhor rota--" Tudo bem, Letícia¹, esses posts e esse blog inteiro são baseados na minha opinião. Fica com deus. 

Ukyo, aka best guy de Amnesia: Memories

A rota do Ukyo é a última a ser jogada. Isso porque ela é, nada mais, nada menos, que a true route do jogo! A protagonista finalmente descobre que cacete está acontecendo, à qual mundo ela pertence e afins. Podia ter sido uma merda, mas eles conseguiram combinar o ser humano mais fofo desse mundo com uma rota interessante e cheia de segredos. Eu estava cansada de sentir que estava vivendo "a mesma história" diferentes vezes nas outras rotas. A do Ukyo quebra tudo isso. Ela é genuinamente interessante, e é com ela que você finalmente é capaz de entender o jogo em toda a sua plenitude. 

Sim, eu sou uma puxa-saco do cacete do Ukyo. Foi ele quem me fez não achar o anime de Amnesia um completo desastre - como a maioria das pessoas -, ele é lindo, simpático, maravilhoso e ainda tem uma história maravilhosa com a protagonista. Como. Eu. Posso. Não. Amar. Este. Ser. Perfeito? 

O gif que molhou minha calcinha em 2013

O jogo inteiro - assim como o anime - nos faz morrer de medo do Ukyo. Ele está presente em todas as rotas, parece saber o que está acontecendo mais do que você - sempre pergunta "ah, você está namorando fulano agora?" - e costuma te matar com frequência - sendo o responsável pela maioria dos bad endings do jogo, passando até do desgraçado do Toma nesse quesito.


Mas qual é a brisa? Por que ele fica aparecendo nas rotas pra te ferrar? Por que o mundo dele é o mundo real? POR UM MOTIVO SUPER LINDO. No mundo verdadeiro, a protagonista e o Ukyo eram namorados. Eles se conheceram, se reencontraram, se apaixonaram e começaram a namorar. Estava tudo muito lindo, até que um dia a protagonista morre num acidente na faculdade dela. Desesperado, o Ukyo oferece tudo, sua vida, pra ter ela de volta. Isso meio que "funciona", e abre caminho para que ele possa ir aos outros mundos reencontrá-la. Mas agora a existência dos dois entra num impasse - para que um viva, o outro tem que morrer.


O Ukyo, sendo o gentleman que ele é, fica indo atrás da protagonista nos outros mundos em que ela e ele existem pra conviver com ela um pouquinho antes do final de agosto - que é a data limite pra um deles morrer (por isso tanta merda rola com a protagonista e ela sempre parece escapar por pouco, o mundo quer matar ela, ela é uma existência que não deveria existir. Tipo isso). Mas ela nunca lembra dele - por causa da coisa toda do Orion (no final você descobre que foi a chefe do Orion que permitiu que o Ukyo vagasse pelos mundos). - e o Ukyo, prezando pela felicidade dela, morre pra que ela possa viver pacificamente nesses novos mundos. 


Mas é claro que ninguém consegue ficar jogando a própria vida fora tantas vezes. Desesperado por viver e reviver a sensação de morte infinitas vezes, Ukyo desenvolve uma segunda personalidade: um psicopata, que procura matar a protagonista para sobreviver. Quer dizer, como você pode culpá-lo?! Ele estava sozinho, vendo a mulher que ele ama ficando com outros caras, MORRENDO pra ela ser feliz... Sério, como eu amo esse homem. Ele é puro demais pra esse mundo. 


Enfim, tudo explicado. Mas e como o Joker World existe? É simples. O ser divino chefe do Orion que ajudou o Ukyo - eu esqueci o nome dele, bite me - consegue fazer o mundo inicial, o verdadeiro, recomeçar, com a protagonista ainda viva. É a última chance do Ukyo de vê-la e de salvá-la. Por causa disso, a rota inteira é UMA FOFURA DO CACETE. Ele ama você, ama você com todas as forças dele, então ele te trata como uma princesa, te protege, tenta ao máximo cuidar de você... Tudo da forma mais fofa e engraçada possível. 


Ele é hilário e, por mais que você acabe rindo dos avisos desesperados dele, você sabe que se não segui-los, você realmente vai morrer - O mundo quer te matar, afinal. Por isso, você segue tudo. E, se você conseguir sobreviver até o final - não é fácil, viu? -, você finalmente é presenteado com o verdadeiro final do jogo: Um final feliz, graças a deus, com o Ukyo do seu lado - ambos lindos e saudáveis. 


Preciso dizer que nessa parte eu já estava morrendo? Ukyo, o personagem mais maravilhoso desse mundo, que merecia ter flores jogadas no rosto dele todos os dias, finalmente capaz de ficar com a mulher que ele ama mais do que tudo na vida? Sério, não há como não se apaixonar por ele na rota dele. O jeito que ele fala, o jeito que ele ama você... É lindo demais ;_; A escrita, a personalidade dele, tudo parece extremamente genuíno. Mas eu comecei a chorar MESMO quando vi a última imagem do true ending:


A punição do Orion e da Nhil - lembrei! Lembrei o nome dela! - é eles se tornarem humanos. Isso mal é uma punição, já que o Orion passa o jogo inteiro curioso sobre humanos. É mais um sonho realizado do que qualquer coisa.

Então é isso! Todo mundo termina feliz, você fica com alguém que ama você genuinamente, não tem mais um mundo querendo que você morra e nem babacas abusivos que te trancam em jaulas. O que mais alguém podia querer? 


Juro, se você achou todas as rotas de Amnesia uma droga e quer desistir do jogo, pelo amor de deus, se faça um favor e pelo menos rushe a porra toda só pra jogar a rota do Ukyo. Ele é um personagem que merece ser visto, louvado e amado. Poucas coisas me deixaram mais apaixonada do que ele dizendo "I love you, Maah" e eu tenho 21 anos na cara. 


Enfim! É isso povo. Dificilmente vou falar qualquer coisa das outras rotas do jogo porque não lembro mais de porra nenhuma, mas devo aparecer com mais visual novels por aqui. 

¹ - Letícia é uma personagem fictícia criada para representar pessoas que possam ter opiniões diferentes da minha

3 comentários:

  1. Adorei uashuashuashuash, não lembrava de amnesia direito, o anime é realmente mt ruim, a resenha fez parecer até que vale a pena alguma coisa e ver ele ahsuhasuash

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O anime é meio bosta, mas eu AMEI a rota do Ukyo... E no jogo é ainda melhor T_T

      Excluir
  2. mal posso esperar pra jogar a rota dele😭💞

    ResponderExcluir