quarta-feira, 9 de janeiro de 2019

{Yesterday's Book} Caixa de Pássaros

Ya-hello! Comprei Caixa de Pássaros há algum tempo, mas ele foi um dos 139 livros (Eu finalmente organizei todos para descobrir quantos eram) que eu comprei e não li. Isso foi resolvido semana passada, quando finalmente resolvi tirá-lo da estante. 

Em Caixa de Pássaros conhecemos Malorie, uma mulher que tenta sobreviver, junto de seus dois filhos pequenos, a uma espécie de apocalipse: As pessoas começaram a enlouquecer depois de verem alguma coisa. Não se sabe o que essa "coisa" é ou de onde veio, mas basta um olhar para que você enlouqueça e se mate - talvez matando as pessoas ao seu redor. 

À procura de um lugar mais seguro para sobreviver com seus filhos, Malorie precisa embarcar numa viagem, completamente às cegas, remando por um rio. Mas fazem cinco anos que ela está numa casa, e ela não sabe como estão as coisas do lado de fora - seriam ela e as crianças capazes de sobreviver nessas condições? 

Logo na capa do livro o autor de Silo, Hugh Howey - que eu não conheço, para falar a verdade - diz que Caixa de Pássaros é um livro para se ler de uma vez só. Obediente, foi o que eu fiz. A leitura é fácil, o livro não é longo, e o clima de mistério te faz continuar a ler. Mas isso não quer dizer que o livro seja maravilhoso.

Se me perguntarem se eu gostei de Caixa de Pássaros, acho que a resposta é "mais ou menos". Se eu não soubesse da premissa do livro, talvez tivesse gostado mais. Mas a sinopse traz tantas possibilidades. Parece o tipo de leitura que vai te deixar tensa a cada página, que vai te surpreender a cada segundo - não foi o que aconteceu. 

Eu gostei bastante das alternâncias entre passado e presente para contar a história. Os acontecimentos da vida da Malorie são revelados aos poucos, e isso te faz querer continuar a ler. Mas, no fim, a história toda não cativa. A tensão, que era o que eu mais queria, não foi tão intensa quanto eu esperava. Foram poucos os momentos que me deixaram realmente nervosa. 

O final do livro, em particular, foi algo que achei extremamente fraco. Quando entendi o que aconteceu no passado, fiquei decepcionada. Não foi satisfatório, nem de longe. Fez toda a leitura parecer sem sentido. Por que colocar monstros invisíveis assustadores e utilizar de humanos para serem aterrorizantes? Sem graça. 

Algo que eu teria adorado ver no livro: Erros humanos, bestas, em meio ao apocalipse, que acabam levando à morte de algumas pessoas. É o que acontece em apocalipses. Por deus, é o que acontece em filmes de zumbi, em The Walking Dead. Colocar pessoas malvadas pra causar morte ou coisas do tipo não é legal. Não quando se têm criaturas misteriosas para se explorar.

Nota final: 


2 comentários:

  1. Mas geeeente, essa é a 1a vez que eu vejo alguém falando isso! Eu vi o filme só, mas senti a tensão, tinha cada erro humano idiota mas eu sentia pena das pessoas, e tudo. Será que é um caso em que a adaptação foi melhor?? E achei maneiro o final XD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma amiga me disse que o filme foi pior que o livro (ela também não gostou muito do livro skdojfkoksd). No livro meio que tem um vilão... Isso me broxou bastante.

      Excluir