sábado, 19 de janeiro de 2019

{Yesterday's Book} Objetos Cortantes

Um dos meus objetivos desde o final do ano passado tem sido retomar o meu hábito de leitura. Ano passado só li seis livros (Todos no final de novembro/começo de dezembro, quando comecei a tomar vergonha na cara), mas desde que o ano começou, já li 4! ♥ O quarto livro que li foi nada menos que Objetos Cortantes, da maravilhosa Gillian Flynn.

"Recém-saída de um hospital psiquiátrico, onde foi internada para tratar a tendência à automutilação que deixou seu corpo todo marcado, a repórter de um jornal sem prestígio em Chicago, Camille Preaker, tem um novo desafio pela frente. Frank Curry, o editor-chefe da publicação, pede que ela retorne à cidade onde nasceu para cobrir o caso de uma menina assassinada e outra misteriosamente desaparecida.

Desde que deixou a pequena Wind Gap, no Missouri, oito anos antes, Camille quase não falou com a mãe neurótica, o padrasto e a meia-irmã, praticamente uma desconhecida. Mas, sem recursos para se hospedar na cidade, é obrigada a ficar na casa da família e lidar com todas as reminiscências de seu passado. Entrevistando velhos conhecidos e recém-chegados a fim de aprofundar as investigações e elaborar sua matéria, a jornalista relembra a infância e a adolescência conturbadas e aos poucos desvenda os segredos de sua família, quase tão macabros quanto as cicatrizes sob suas roupas."

Neste livro, GillIian Flynn nos presenteia mais uma vez com sua escrita sórdida, mistério bem construído e personagens conturbados. A história é extremamente engajante, e Camille, da qual desgostei no começo, começa a crescer em você conforme os capítulos passam. Até mesmo sua meia-irmã - uma desgraçada mesquinha no começo - começa a fazer sentido quando você percebe a família disfuncional da qual ela veio. 

Acredito que Objetos Cortantes tinha potencial para ter sido perfeito, caso não fosse o primeiro da autora. Isto porque, ao longo da leitura, principalmente no final, consegui perceber algumas "imaturidades" na escrita que não vi nos outros livros de Gillian - principalmente não em Garota Exemplar, sua obra-prima. O livro foi ótimo, mas acredito que uma melhorada aqui e outra ali teria o tornado absolutamente incrível. 

De qualquer maneira, Objetos cortantes é um livro que recomendo para quem gosta de mistério, e principalmente para quem já gosta da Flynn. Ele me prendeu madrugada a dentro, e me fez questionar quem era o assassino até, praticamente, sua última página. 

Nota:

Nenhum comentário:

Postar um comentário