sexta-feira, 20 de junho de 2014

{Movie time!} O lobo atrás da porta

Olá, olá, olá! Férias atrapalhando as postagens no blog, pra variar. Já assisti Hoje eu quero voltar sozinho (PRECISO resenhá-lo), The Kings of Summer e Donnie Darko, mas não tive tempo/disposição de fazer uma postagem sobre eles. ENTRETANTO, acabei de chegar do cinema depois de assistir O lobo atrás da porta, e simplesmente preciso falar dele. 

Houve uma época em que sempre que eu via que um filme era nacional, eu ficava desanimada em assisti-lo. Pois bem, essa época terminou. Hoje eu quero voltar sozinho foi uma obra de arte, e O lobo atrás da porta seguiu o mesmo caminho.

O filme começa nos mostrando o desespero de uma mãe ao descobrir que sua filha foi buscada na creche por uma desconhecida. A mãe, Sylvia, presta queixa do ocorrido na polícia, e logo uma série de perguntas sobre ela e o casamento dela começa. Quando o marido dela, Bernardo, chega à delegacia, ele tem o mesmo destino. As perguntas simples se tornam uma tortura quando passam a envolver traição, e todos os segredos por trás desse delicado casamento são jogados na mesa. 

É difícil falar do filme sem contá-lo. Ele é surpreendente demais, e a forma como as coisas são contadas também. Você tem o ponto de vista de um, de outro e de outro, e assim você finalmente chega à verdade. As versões da história favorecem quem a está contando, e só juntando uma a uma que você compreende o que realmente aconteceu. 


Os diálogos do filme são absurdamente realistas, e você consegue compreender o que as personagens estão sentindo sem que elas precisam dizer uma palavra. Às vezes você acha que se enganou, mas logo depois as ações dela te mostram que não, você não se enganou. 

O filme também passa algumas lições valiosas. A mais interessante delas para mim foi a "Não traia". Ninguém diz isso explicitamente, mas o filme inteiro te passa essa lição. Não traia. Não quebre a confiança do seu companheiro. Não quebre a confiança de ninguém. E não confie demais, porque as pessoas são cruéis. 


A segunda lição foi percebida pelas minhas maravilhosas companheiras de filme, minha tia-avó e sua amiga: "Mulheres, valorizem-se". Não dá bem pra explicar isso, mas se você assistir o filme, vai saber o por quê. 

MINHA NOSSA, eu nem consigo resenhar essa obra de arte direito. É incrível, INCRÍVEL, espetacular, como você vê exatamente o homem, o seu pai/tio/vizinho em Bernardo. E a mulher em Sylvia e Rosa. É tão, tão realista. 

Absurdamente bom, este é um filme que eu recomendo para qualquer um. Só... Assistam. Assistam e amem essa maravilha que fez meu coração pular por horas mesmo depois de eu já ter saído do cinema. 

Um comentário:

  1. Aaah, tenho preconceito inerente com filmes nacionais, mas pela sua descrição esse parece muito bom! Vou dar uma conferida quando puder... E poste algo sobre Donnie Darko!!!

    ResponderExcluir