segunda-feira, 9 de junho de 2014

TOP Protagonistas Fodas/Corajosas/Incríveis ♥

Hoje eu estava pensando em como eu amo protagonistas corajosas. Elas me cativam e me dão vontade de ser como elas. Posso dizer que fico inspirada com seu jeito forte, e em como elas superam as suas inseguranças de maneira tão magnífica. 

Algumas precisaram dar adeus para suas vidas incríveis, outras enfrentaram toda sua sociedade e outras tiveram que mudar a si mesmas para que pudessem seguir o caminho que desejavam. Elas são maravilhosas e, por isso, resolvi pensar um pouquinho nos livros que já li e tentar fazer uma lista com as protagonistas mais audaciosas que já conheci. 


1. Sonea

Não há como escolher outra número 1. Para mim, Sonea é a protagonista mais corajosa que já conheci. Criada por Trudi Canavan para a trilogia do Mago Negro, Sonea é uma favelada que é jogada dentro do Clã dos Magos e tem que aprender a controlar os próprios poderes e conviver com uma realidade que ela não conhecia e nunca desejou - a de ser uma maga. 

Sonea é incrível. Ela é ameaçada, descobre coisas que não deveria, é afastada das pessoas que ama, sofre bullying, é vítima de preconceito e ainda assim permanece firme e forte. Ela não se esconde quando há um problema, e enfrenta perigos pelo que acredita ser a justiça. Pelo correto, ela faz qualquer coisa. Tendo nascido nas favelas, ela sabe como é a vida das pessoas de lá, e por isso está sempre pensando em como pode ajudar os mais pobres. Definitivamente minha protagonista favorita, que me marcou para sempre. 

2. Tris

Quando se fala de coragem, não há como não pensar na Tris Prior, da trilogia Divergente. Nascida num local em que todos se preocupam mais com o próximo do que com si mesmos, ela nunca sentiu que pertencesse àquele lugar. Ao fazer o teste para saber à qual facção deveria pertencer, ela descobre que é uma Divergente, e que precisa urgentemente esconder esse segredo de tudo e todos. 

Quando o momento da grande escolha para qual facção ela irá chega, ela escolhe a Audácia, a facção dos corajosos. Sua iniciação envolve saltar de prédios, pular em trens em movimento e atirar facas. Apesar de ser pequena e magricela, ela faz tudo isso com maestria. Tris vê pessoas que amam morrerem na sua frente e enfrenta todo o tipo de perigo. Mesmo quando é baleada, esfaqueada e fica cara à cara com a morte, ela não desiste. Mesmo que a vontade de abandonar tudo apareça às vezes, ela segue em frente e enfrenta seus medos. Ela é a definição da palavra Corajosa. Ela é incrível e muito, muito foda. 

3. Katniss

A coragem da Katniss Everdeen é indiscutível. Ela se voluntaria no lugar da irmã para ser uma participante dos Jogos Vorazes, mesmo sabendo que a chance de morrer lá é grande. Ela precisa aprender a se defender de outros 23 adolescentes que estão ali para matá-la, a matar e a sobreviver.

Katniss desafia a sociedade em que vive e acaba se tornando o símbolo de uma revolução, vê diversas pessoas que ama morrerem diante de seus olhos, passa sede, se queima, é baleada e ainda assim não desiste. Ela precisa matar e aprender a viver com o passado a atormentando. Não é uma tarefa fácil, mas é o que ela precisa fazer. E ela faz, porque ela é foda pra caramba. 

4. Tally
Tally Youngblood, da série Feios, tem que escolher entre mudar para sempre sua aparência e se tornar uma Perfeita ou fugir para a Fumaça, onde as pessoas vivem como bem desejam - sendo Feias. Sua escolha mudará sua vida para sempre, e só ter que fazê-la já é um teste de coragem e tanto. 

Quando finalmente toma sua decisão, Tally se depara com muitos obstáculos. Ela viaja sozinha para um lugar que nunca foi antes, enfrentando muitas dificuldades no caminho. Depois, descobre coisas que nunca imaginou: que a sociedade que ela sempre viveu era uma mentira, e que as pessoas estavam sendo controladas - literalmente. Decidida a mudar isso, ela tem a aparência e cérebro alterados diversas vezes, e ainda assim continua focada em seus objetivos. Ela dá adeus à toda sua vida antiga e segue em frente, porque ela sabe que é o que ela tem de fazer. 

5. Chloe

Chloe Saunders, da trilogia Darkest Powers,  tem a vida jogada de cabeça para baixo quando ela descobre que consegue ver fantasmas. Ela é atirada dentro da Casa de Lyle, um instituto para crianças problemáticas, e lá é diagnosticada como esquizofrênica. Mas ela acaba descobrindo que ela não é doente, e que seus poderes são muito reais.

Dentro da Casa de Lyle, nem tudo o que parece. Logo Chloe descobre que talvez ela não tenha ido parar lá por acaso, e esse pensamento é assustador. Quando seus medos se confirmam, ela é obrigada a fugir com outros da Casa de Lyle - que também tem poderes - e descobrir quem ela é e por que isso está acontecendo com ela. Nessa "jornada de auto-conhecimento", ela precisa acostumar-se com o fato de que agora ela pode ver fantasmas, e pior: Que agora ela pode fazer os mortos saírem de seu descanso, movendo-se por aí. 

6. America 

America Singer nunca quis ser princesa. Tudo que ela queria era casar-se com o rapaz que amava, e para isso estava disposta a se tornar ainda mais pobre. Porém, para agradar sua mãe, ela se inscreve na Seleção, onde terá que enfrentar 34 garotas pelo coração do príncipe Maxon, futuro rei de Illéa. 

Aceita na Seleção, America vê que no palácio não existem só maravilhas. Existem os rebeldes, que querem tomar o poder e atacam frequentemente o palácio. E também o rei, que não é uma companhia muito agradável. Percebendo que existem diversas coisas naquele lugar que precisam ser mudadas, America toma para si a tarefa de mudar não só as regras do palácio, mas também de todo o país em que vive. Guiada pelo que acredita ser a justiça, ela enfrenta diversos perigos na esperança de que suas decisões construam um mundo melhor. 

7. Cassia

Cassia, de Destino, vive numa sociedade que controla sua vida e a vida de todos ao seu redor. Esta sociedade decide o que você veste, o que você come, com quem você vai casar e até mesmo quando você vai morrer. Cassia não tem dúvidas de que isso é o correto, e que vai ser feliz se seguir todas as regras à risca. Quando a cerimônia para decidir quem será seu marido chega, porém, as dúvidas brotam.

Ela está absurdamente feliz que seu melhor amigo tenha sido designado para ser seu companheiro para a vida toda, mas o aparelho que deveria mostrar as informações de seu futuro marido dá algum tipo de erro, e acaba mostrando outra opção - que acaba lhe parecendo muito interessante, e que não sai mais de seus pensamentos. Com isso, Cassia passa a questionar sua sociedade e todas as regras dentro dela. Ela está presa numa bolha, e ela precisa sair. Para isso, ela está disposta a adentrar numa revolução, indo contra tudo o que ela costumava acreditar. 

8. Lena

Em Delírio conhecemos Lena Haloway, que como todas as garotas da sua idade, espera ansiosamente por seu aniversário de 18 anos. Neste dia, ela será curada. A doença? Amor. Lena será incapaz de se apaixonar, e então finalmente poderá ficar descansada. O amor mata e leva à loucura. Tudo que ela quer é ficar longe dessa ameaça. 

Faltando poucas semanas para seu aniversário de 18 anos, porém, acontece o inesperado: Lena se apaixona. Apesar de tudo que lhe ensinaram, ela não quer mais desistir do amor, e para mantê-lo precisa quebrar regras, desistir de sua antiga vida e das pessoas que conhece e se enfiar no meio de uma revolução. 

9. Samantha

Enfrentar a morte não é fácil. Ter a plena consciência de que você irá morrer é algo doloroso. Samantha, porém, precisa enfrentar isso: Ela sofreu um acidente, e morreu. Por algum motivo, porém, ela acorda no mesmo dia do acidente, tendo a oportunidade de viver aquele dia mais uma vez. 

Cada escolha sua traz uma nova terrível consequência para alguém que ela se importa, e ela precisa fazer tudo direito se quiser que todos que amam fiquem bem, e que aquela repetição do mesmo dia termine. Repetidas vezes, ela enfrenta a morte de seus amigos, até que ela finalmente percebe o que precisa fazer - e para isso ela precisa de coragem, muita coragem. Antes que eu vá nos apresenta uma menina que percebe seus erros e que tenta alterá-los, e nos mostra que para alguns só resta um momento para se fazer tudo que é necessário.

MINHA NOSSA, QUE POST ENORME! São tantas garotas corajosas que foi difícil escolher apenas nove. "Por que nove? Por que não dez?" Porque é mainstream demais, oras. 

Enfim, espero que vocês tenham se interessado em conhecer a história de uma dessas incríveis garotas que me fizeram chorar, gritar, espernear, socar coisas e me apaixonar perdidamente. Eu sempre lembrarei da coragem delas, e espero que vocês se lembrem também .

2 comentários:

  1. Muito bom! E o tamanho valeu a pena, afinal são muitas personagens. Na verdade, minha protagonista literária favorita foi China, no livro Intensidade de Dean Koontz. É bom saber que não existem mais apenas donzelas em perigo nas histórias, isso fica meio chato depois de um tempo :P

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Indeed. Adicionei Intensidade ao meu Plan to read do skoob. Parece bem legal. E que bom que você achou que o tamanho valeu a pena *ufa*. Achei que teria passado 3h escrevendo para me deparar com um post grande demais que ninguém leria pelo exagero. E YUP. Donzelas em perigo é o cacete! Coragem é o que há <3

      Excluir